Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil encerra sequência invicta de oito anos nas Eliminatórias

Superada pelo Uruguai em Montevidéu, a Seleção Brasileira quebrou uma série de invencibilidade nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Brasil encerra sequência invicta de oito anos nas Eliminatórias - Getty Images
Brasil encerra sequência invicta de oito anos nas Eliminatórias - Getty Images

A Seleção Brasileira foi superada por 2 a 0 pelo Uruguai, na noite da última terça-feira, 17, e encerrou uma sequência invicta de 37 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O revés no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, foi o primeiro da Amarelinha desde 2015. A última derrota do Brasil em Eliminatórias aconteceu no dia 8 de outubro daquele ano, na abertura do classificatório sul-americano para a Copa da Rússia de 2018, para o Chile, em Santiago, também por 2 a 0.

Desde então, o Brasil construía uma invencibilidade que durou oito anos. Ao todo, foram 28 vitórias e nove empates. Era a maior sequência sem derrotas na história das Eliminatórias, superando os 31 jogos entre 1954 e 1993.

Além da série invicta nas Eliminatórias, o Brasil encerrou um tabu de 22 anos sem perder para o Uruguai; a última derrota havia sido em 2001, por 1 a 0. Foi o primeiro revés para a seleção uruguaia por mais de um gol de diferença em 40 anos (última vez foi em 1983).

Diniz apoiando Marquinhos após a derrota
Diniz criticou os jogadores, mas chamou a responsabilidade após a derrota (Crédito: Getty Images)

Em 14 participações nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira sofreu apenas 13 derrotas: três vezes para a Bolívia, duas para Chile, Paraguai, Argentina, Equador e Uruguai. A Venezuela nunca venceu os brasileiros.

Próximos compromissos

Terceiro colocado, o Brasil volta a campo para as próximas duas rodadas das Eliminatórias na Data Fifa de novembro. No dia 16, às 21h (horário de Brasília), enfrenta a Colômbia, em Barranquilla. No dia 21, às 21h30, recebe a Argentina, no Maracanã.