Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BOLA TECNOLÓGICA

Bola usada na Copa do Mundo 2022 conta com inteligência artificial

Fabricante da bola utilizada na Copa do Mundo do Catar afirmou que altas tecnologias foram utilizadas na fabricação da Al Rihla (a viagem em português)

Redação Publicado em 29/11/2022, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Al Rihla é altamente tecnológica e segue surpreendendo - Getty Images
Al Rihla é altamente tecnológica e segue surpreendendo - Getty Images

A Copa do Mundo de 2022 chama a atenção por diversos motivos, seja pelas questões políticas envolvendo o Catar ou as tecnologias inovadoras que estão sendo usadas nesta edição do torneio. Além da presença de ar-condicionados nos estádios e arenas com infraestruturas modernas, uma das mais impressionantes é a presença da inteligência artificial na bola utilizada na competição.

A revelação veio a partir da Adidas, fabricante da bola usada na Copa de 2022, após polêmica envolvendo um gol de Portugal, onde as imagens eram inconclusivas para determinar se o gol dos europeus havia sido marcado por Bruno Fernandes ou Cristiano Ronaldo, após leve desvio de cabeça, entretanto a tecnologia determinou que o Robozão não interferiu na trajetória da bola.

A definição do toque ou não do camisa 7 veio após os sensores inseridos no interior da bola não detectarem um toque do craque, validando o gol para o seu companheiro, Bruno Fernandes. A Adidas afirmou que uma tecnologia de ponta foi usada para ajudar na definição dos impedimentos automáticos, não dando margem para erros na marcação de irregularidades ao longo dos jogos.

A distribuidora de artigos esportivos soltou em nota que os sensores enviam 500 sinais por segundo para as salas de vídeo, dando uma precisão enorme para determinar quando a bola foi tocada ou não. No caso de CR7, a tecnologia não indicou um toque, nem mesmo por muito pouco, na cabeça do portugues e assim o primeiro gol de Portugal contra o Uruguai foi anotado por Bruno Fernandes.

Cristiano Ronaldo foi alvo da grande polêmica envolvendo a Al Rihla (Getty Images)

Al Rihla é feita de maneira sustentável para o meio ambiente, usando tintas que não poluem tanto a natureza. Além disso, conta com painéis em sua borda para a detecção do mínimo toque de algum jogador, iniciando uma nova era no futebol, abraçando cada vez mais a tecnologia.