Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

África do Sul elimina Itália e vai às oitavas da Copa do Mundo

Com a sua primeira vitória na história das Copas do Mundo Feminina, a África do Sul consegue a histórica classificação às oitavas de final com o segundo lugar do Grupo G

Gabriela Santos Publicado em 02/08/2023, às 06h17 - Atualizado às 06h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
África do Sul e Itália se enfrentaram pelo Grupo G da Copa do Mundo Feminina - GettyImages
África do Sul e Itália se enfrentaram pelo Grupo G da Copa do Mundo Feminina - GettyImages

A primeira vitória foi histórica. Nesta quarta-feira, 02, a África do Sul venceu a Itália por 3 a 2, em Wellington, na Nova Zelândia, e conquistou a inédita classificação às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina.

A seleção sul-africana confirmou o primeiro triunfo na história dos Mundiais com gols de Benedetta Orsi (contra), Hildah Magaia e Kgatlana. Arianna Caruso, duas vezes, descontou para as italianas.

Com o resultado, a África do Sul chegou aos quatro pontos e confirmou a segunda colocação do Grupo G, atrás apenas da Suécia – com nove pontos. A Itália estacionou nos três pontos e está eliminada na fase de grupos.

A seleção sul-africana enfrentará a Holanda, primeira do Grupo E, nas oitavas de final do Mundial Feminino. A partida pela vaga às quartas de final será no próximo sábado, 05, às 23h (horário de Brasília), no Allianz Stadium, em Sidney, na Austrália.

Os gols

A Itália abriu o placar aos 11 minutos de jogo, com pênalti convertido por Arianna Caruso. A penalidade foi marcada após Beccari ser derrubada por Dhlamini na área. Caruso bateu com categoria, sem chances para Swart: 1 a 0.

A África do Sul não se abalou com o gol e seguiu pressionando as italianas, até contarem com uma lambança de Benedetta Orsi, aos 31 minutos. Pressionada, a defensora recuou para Durante, sem olhar, e acabou enganando a goleira para mandar contra a própria meta. A bola foi no canto direito do gol: 1 a 1.

A seleção sul-africana voltou superior na segunda etapa e assumiu o controle da partida. Com as melhores chegadas, a equipe africana virou o placar aos 22 minutos, com gol de Hildah Magaia. No lance, Orsi saiu jogando errado e Dhlamini aproveitou o vacilo para acionar Kgatlana, que deu o passe para Magaia completar cruzado: 2 a 1. A classificação era da África do Sul.

Apesar do controle da África do Sul, a Itália buscou o empate para voltar assegurar a vaga às oitavas de final. Aos 28 minutos, Giugliano cobrou escanteio fechado pela esquerda e Girelli cabeceou na primeira trave. Caruso ficou com a bola e desviou com a coxa para completar: 2 a 2.

África do Sul elimina Itália na Copa do Mundo
África do Sul elimina Itália na Copa do Mundo (Crédito: GettyImages) 

Aos 46 minutos do segundo tempo, Kgatlana recebeu o belo passe de Seoposenwe e só teve o trabalho de escorar para o gol: 3 a 2. África do Sul confirma a primeira vitória e a classificação histórica às oitavas de final.