Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / CASO DE JUSTIÇA

Ministério Público pede condenação de Piquet por racismo com Hamilton

O MP-DTF apresentou parecer de condenação a Nelson Piquet por racismo contra Lewis Hamilton; brasileiro pode pagar R$ 10 milhões em indenização

Redação Publicado em 10/03/2023, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nelson Piquet usou termo racista para se referir a Lewis Hamilton - Getty Images
Nelson Piquet usou termo racista para se referir a Lewis Hamilton - Getty Images

O caso de racismo de Nelson Piquet contra Lewis Hamilton ganhou novos desdobramentos: o Ministério Público do Distrito Federal pediu a condenação do brasileiro na última quarta-feira, 8. Em 2022, um processo foi movido por entidades sociais em razão de falas racistas e homofóbicas que foram ditas pelo ex-piloto de F1.

De acordo com o órgão, no parecer publicado, houve “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+” no caso. “Traduz claramente a sua concepção do profissional de cor negra, incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heteronormativos”.

Agora, o documento corre na Terceira Vigésima Vara Cível de Brasília. A defesa de Piquet havia tentado justificar que as falas não se configuraram como racismo a Hamilton, principalmente pelo pedido de desculpas feio em público pelo ex-piloto. No entanto, o brasileiro voltou atrás em seu posicionamento, dizendo que não havia “nada de errado”.

RELEMBRE O CASO

Nelson Piquet se envolveu em uma polêmica bastante complicada. Acontece que o "Canal Enerto", que é especializado nos assuntos da Fórmula 1, publicou um corte no "YouTube" de uma entrevista concedida pelo ex-piloto em novembro de 2021, onde ele se refere ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, com um termo racista.

Lewis Hamilton em protesto antirracista na F1
Lewis Hamilton em protesto antirracista na F1 (Créditos: Getty Images)

Utilizando da palavra "neguinho", Nelson Piquet estava comentando o acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen na corrida da Fórmula 1 em Silverstone. No trecho do vídeo divulgado pelo canal, quando ele vai falar sobre o heptacampeão, utiliza uma palavra de conotação racista, que ganhou grandes proporções nas redes sociais. Saiba mais sobre o caso.