Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / JUSTIÇA

Hamilton desabafa após condenação de Piquet por racismo e homofobia

Piloto multicampeão da F1, Lewis Hamilton abriu o jogo sobre Nelson Piquet e a condenação do brasileiro por racismo e homofobia: “Não há lugar para isso”

Redação Publicado em 31/03/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes pela F1 - Getty Images
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes pela F1 - Getty Images

Lewis Hamilton, que defende a Mercedes na F1, quebrou o silêncio sobre Nelson Piquet e a condenação do brasileiro na 20ª Vara Cível de Brasília, a qual acatou o processo do Ministério Público do Distrito Federal. Assim, o tricampeão deverá pagar R$ 5 milhões a entidades de defesa à igualdade racial e de combate à LGBTQIA+fobia.

O fato ocorre nove meses após falas de cunho preconceituoso proferidas por Piquet se tornarem conhecidas na web. Quando foi questionado sobre a punição sofrida pelo ex-piloto, durante entrevista anterior ao GP da Austrália, Hamilton foi categórico e demonstrou satisfação com as medidas tomadas diante do caso na justiça brasileira.

“Logo que isso aconteceu, eu comentei sobre isso e ainda acredito que não devemos dar atenção para essas pessoas cheias de ódio. Mas eu gostaria de reconhecer o que o governo do Brasil fez, é impressionante que tenham responsabilizado alguém e mostrado às pessoas que isso não é tolerado”, pontuou o britânico. “Racismo e homofobia não são aceitáveis, não há lugar para isso em nossa sociedade. Por isso, amo que tenham mostrado que eles se posicionam”.

O CASO NA JUSTIÇA

O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, Nelson Piquet, foi condenado pela justiça de Brasília a pagar um valor de R$ 5 milhões por conta de falas racistas e homofóbicas que o tricampeão da maior categoria do automobilismo pronunciou em novembro de 2021 para Hamilton. O juiz do caso, Pedro Matos de Arruda, afirmou que os comentários são totalmente desprezíveis.

Lewis Hamilton, piloto da F1
Lewis Hamilton, piloto da F1 (Créditos: Getty Images)

Na ocasião, Piquet fez ataques contra os pilotos da Mercedes, que dominaram a Fórmula 1 nos anos anteriores, sendo oito vezes consecutivas campeão do campeonato de construtores, além de Hamilton, que se tornou o maior campeão da categoria ao lado de Michael Schumacher, com sete títulos cada.