Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / TRICAMPEÃO!

Conheça Max Verstappen, o novo tricampeão da Fórmula 1!

Piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen conquistou o seu terceiro mundial na F1 e se igualou a grandes nomes do automobilismo

Max Verstappen, piloto da F1 pela Red Bull Racing - Getty Images
Max Verstappen, piloto da F1 pela Red Bull Racing - Getty Images

Neste sábado, 07, Max Verstappen conquistou o tricampeonato da Fórmula 1. Durante a corrida 'sprint' do GP do Catar, o holandês obteve pontuação inatingível para os adversários no torneio de pilotos; sua equipe, a Red Bull Racing, já havia levado a melhor na categoria de construtores, no decorrer do GP do Japão.

Com o feito, Verstappen se junta a uma ala prestigiada de tricampeões na elite do automobilismo. Assim como o piloto de 26 anos, Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet (que, curiosamente, é seu sogro, pai de Kelly Piquet) e o icônico Ayrton Senna somam a mesma quantidade de títulos que o holandês.

Max apresentou uma temporada de gala em 2023. O jovem da Red Bull Racing cravou um recorde de dez vitórias consecutivas na categoria (interrompida pelo triunfo de Carlos Sainz Jr., com a Ferrari, no GP de Singapura). Em 2021, quando faturou seu primeiro campeonato, quebrou a sequência hegemônica de sete anos da Mercedes, que perdurava desde 2014.

O destino dele não poderia ser diferente, já que boa parte da família também teve a vida conduzida pelas pistas. Jos Verstappen, seu pai, disputou oito temporadas na F1. Sua mãe, Sophie Marie-Kumpen, correu de kart e na Formido Swift Cup. Paul Kumpen, o avô, participava da categoria 'endurance'. Já o tio, Anthony Kumpen, competiu nas 24 horas de Le Mans.

Max Verstappen (à esquerda), tricampeão pela Red Bull
Max Verstappen (à esquerda), tricampeão pela Red Bull (Crédito: Getty Images)

No início de sua carreira, Verstappen fez parte do programa de formação de pilotos da Toro Rosso, equipe pertencente ao grupo Red Bull. Em sua segunda corrida na categoria, disputada em 2015, se tornou o mais jovem piloto a pontuar na F1, quando tinha 17 anos e 180 dias de idade. Já no ano seguinte, ele “subiu” para o time austríaco principal e se consolidou cada vez mais como uma das grandes promessas do automobilismo global.

Durante o GP da Espanha de 2016, Verstappen quebrou três recordes: o de piloto mais jovem a vencer uma prova, a conquistar um pódio e a liderar uma volta. Já em 2021, obteve o maior número de pódios em uma única temporada. No ano seguinte, quando se sagrou bicampeão, somou a maior quantia de pontos na classificação geral.