Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL

Mohammed Kudus: o talento da seleção de Gana

Jovem talento de Nima, Mohammed Kudus contou com uma ‘forcinha’ para ingressar no futebol e chegar ao gigante holandês Ajax

Gabriela Santos Publicado em 05/10/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mohammed Kudus: o talento da seleção de Gana - GettyImages - SportBuzz
Mohammed Kudus: o talento da seleção de Gana - GettyImages - SportBuzz

Das ruas de Nima para o Ajax, Mohammed Kudus contou com a boa percepção de um empresário para ingressar no futebol. Com uma infância simples, mas tranquila, o meia-atacante da seleção de Gana chegou ao clube europeu diante de seu talento que foi ‘encontrado e lapidado’ por Tom Vernon.

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o SportBuzz conta a história de Mohammed Kudus, o meia-atacante estrela da seleção de Gana. Nascido no dia 02 de agosto de 2000, o jovem talento ainda tem muito caminho pela frente no futebol, mas já se destaca pelo Ajax.

Kudus foi criado por sua mãe e avó, que trabalharam duro vendendo iguarias para sustentar ele e os irmãos em Nima, em Accra. O jovem garoto ganense destacou, em entrevista antiga quando era jogador do Nordsjaelland, da Dinamarca, que não passou dificuldades na infância ‘porque alguém muitas vezes se sacrificava por isso’, mas sempre se recordará de onde veio.

Ele começou sua trajetória no futebol no modesto Dynamic Heroes em Nima. Aos 12 anos deixou sua casa para seguir o sonho na “Right to Dream”, uma academia de futebol fundada por Tom Vernon em Gana, que acolheu 16 jogadores para garantir que tivessem uma base segura.

Kudus em ação pela seleção de Gana
Kudus em ação pela seleção de Gana (Crédito: GettyImages) 

Em 2015, o filantropo se tornou proprietário e presidente do Nordsjaelland e trouxe Kudus para jogar no futebol dinamarquês em 2018 por meio da colaboração do clube com a academia. Enquanto aguardava a autorização de trabalho no país europeu, o meia-atacante disputava as competições de categorias inferiores.

Ele fez sua estreia em julho de 2018, três dias antes de completar 18 anos – se tornou o nono mais jovem da história a estrear pelo Nordsjaelland. Pelo clube dinamarquês foram 14 gols marcados e três assistências em 57 partidas disputadas. O desempenho chamou a atenção do Ajax, que o contratou em 2020 por nove milhões de euros.

Kudus em ação pelo Ajax
Kudus em ação pelo Ajax (Crédito: GettyImages) 

“Ele foi muito bem, você pode ver o incrível potencial que esse garoto tem”, disse o então técnico do Ajax, Erik Ten Hag, em agosto de 2020, após uma vitória por 2 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt na Champions League. “Vamos nos divertir muito com isso. Pode ser usado em várias posições e essa multifuncionalidade pode nos ajudar muito este ano”, destacou.

Em suas três aparições no futebol holandês, Kudus anotou um gol e deu outras três assistências. Sua passagem pelo clube, no entanto, ficou marcada pela lesão que sofreu no menisco, no dia 21 de outubro, aos seis minutos de jogo contra o Liverpool pela Champions, que o afastou dos gramados por diversos meses.

De volta em 2021, ele acumulou gols pelo Ajax. Ao todo, já são 54 partidas, 13 gols e outras cinco assistências na equipe. Em 2022, viu seu nome ser especulado no Manchester United, hoje comandado por Ten Hag.

Pela seleção ganesa, o jovem meia-atacante vai disputar a primeira Copa do Mundo da carreira. Com a camisa da equipe nacional, ele tem 13 aparições e quatro gols e poderá ampliar a marca no Mundial que começa em novembro. Gana está no Grupo H, ao lado de Coreia do Sul, Portugal e Uruguai