Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / O MAIOR!

Phil Jackson: maior vencedor e maior treinador de todos os tempos da NBA

Como treinador, Phil Jackson tem mais de dez títulos em sua carreira de 20 anos à beira das quadras, além de outros como jogador dos Knicks

Phil Jackson com Michael Jordan - Getty Images
Phil Jackson com Michael Jordan - Getty Images

Todos já se perguntaram alguma vez na vida: quem será a pessoa com mais títulos de toda a história? Da NFL, sabemos que é Tom Brady, com sete anéis. Na NBA, a resposta certa como jogador seria Bill Russell, que conquistou 11 troféus em toda sua carreira. Porém, existe alguém com mais dentro da liga norte-americana de basquete.

Famoso por ser a cabeça por trás dos grandes elencos do Chicago Bulls que conquistaram dois three-peats durante os anos 90, o treinador Phil Jackson é a pessoa com mais títulos a atuar dentro da liga. Conhecido como ‘Rei dos tripletes’, o ex-comandantes venceu 11 títulos durante os 20 anos que atuou à beira das quadras.

Phil Jackson - Créditos: Getty Images
Phil Jackson - Créditos: Getty Images

Mesmo que Gregg Popovich seja lembrado por muitos como um dos melhores de toda a história, é indiscutível o tamanho de Jackson. Como treinador, venceu seis títulos com os Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen. Além disso, venceu outros cinco com o Los Angeles Lakers. Nesses onze troféus, três vezes o treinador geriu seu time para um three-peat, sendo duas com a franquia de Illinois e uma com a equipe da Califórnia.

Além disso, o sucesso de Jackson não foi somente nos 20 anos que esteve no comando de grandes equipes. O ex-comandante também foi um grande jogador e esteve em elencos brilhantes, arrematando dois títulos para a conta, nos anos de 1970 e 1973, quando vestia a camisa do New York Knicks.

Phil Jackson comandando os Bulls - Créditos: Getty Images
Phil Jackson comandando os Bulls - Créditos: Getty Images

Ou seja, ao todo, Phil Jackson já foi responsável por 13 conquistas em toda a NBA, o tornando a pessoa com mais títulos em toda a história, somando o período de treinador com jogador. Amante do basquete até o último fio de seu cabelo, o comandante se aposentou definitivamente das quadras em março de 2014. Mas, no mesmo ano, assumiu uma posição de presidente dentro dos Knicks, onde ficou até 2017.

Como jogador, Jackson somou 5,428 pontos nos 13 anos que atuou, passando por times como os Knicks e depois o New Jersey Nets. Além de 3,454 rebotes e 898 assistências. Como treinador, teve um recorde de 1,155 vitórias e 485 derrotas.

  • NBA: Scottie Pippen acusa Phil Jackson de racismo