Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / NBA FINALS

Nuggets x Heat: Jokic e Murray são hoje a melhor dupla da NBA?

Com números avassaladores nos Playoffs, Jokic e Murray são fruto de uma construção de anos e que podem colher resultados na primeira final da NBA que disputam

Danilo Lacalle Publicado em 12/06/2023, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nuggets x Heat: Jokic e Murray são hoje a melhor dupla da NBA? - Reuters/ Isaiah J. Downing
Nuggets x Heat: Jokic e Murray são hoje a melhor dupla da NBA? - Reuters/ Isaiah J. Downing

As Finais da NBA podem não ser vencidas pelo Denver Nuggets, visto que a série ainda está 3 a 1, contra o Miami Heat. Mas, sem dúvidas, a atuação mais memorável até o momento que antecipa o jogo 5 é a de Nikola Jokic com Jamal Murray. A dupla vem quebrando recordes e se mostrando avassaladora em um momento tão crucial como a disputa pelo troféu de campeão.

Nos Playoffs, até aqui, Jokic teve média de 30,5 pontos, 13,4 rebotes e 10,1 assistências, enquanto Jamal Murray somou 27,4 pontos, 5,7 rebotes e 6,8 assistências. Médias que mostram a superioridade de ambos durante toda a pós-temporada. E como nada importa além da conquista do primeiro campeonato da história do Denver Nuggets. Principalmente quando, após as partidas, repórteres questionam sobre a importância dos feitos alcançados e ambos, na mesma página, não dão grande valor para nada além da vitória.

Durante as Finais da NBA, Nikola Jokic e Jamal Murray se tornaram a primeira dupla a registrar um triplo-duplo em uma série final. Isso, durante o jogo 3. E o entrosamento das duas principais peças do Denver Nuggets vem se mostrando ainda melhor, com o passar dos anos. Isso porque os atletas estão se complementando melhor a cada jogo e, focados em um só objetivo, têm mostrado grande conexão, principalmente neste desafio contra o Miami Heat.

Nos Playoffs desta temporada, o Denver Nuggets teve que encarar times com boas defesas. O Heat é um deles, como se mostrou eficaz no segundo jogo da série. E, principalmente, na Final de Conferência do Oeste, onde varreram o Los Angeles Lakers, que até então era uma das defesas mais sólidas da temporada atual da NBA. E o ponto-chave para esses triunfos têm sido a dominância e visão de jogo de Jokic junto à capacidade letal de acertos de Jamal Murray. O dinamismo da dupla acaba fazendo com que as defesas adversárias, por melhores que sejam, precisem dividir atenção e, com isso, perder eficiência na hora de neutralizar Denver. 

Ambos começaram a jogar juntos em 2016, não conseguindo chegar aos Playoffs nos dois primeiros anos. Coisa que mudou nas cinco temporadas seguintes. Apenas durante a temporada 2022 não conseguiram passar da primeira fase, devido a uma lesão ligamentar de Jamal Murray. Ainda na temporada anterior, o parceiro de Jokic terminou em terceiro na NBA entre os armadores em assistências que levam direto a pontuar, segundo a NBA. Isso, mesmo com a lesão acontecendo antes do último mês da temporada.

E quando ambos estão em quadra, é possível ver a conexão de uma dupla que sabe ler o jogo um do outro. Murray, quando está com Jokic, entende quando precisa cadenciar mais o jogo, quando precisa acelerar ou abrir espaço para o sérvio ter um melhor ângulo de quadra. Ambos vêm se tornando a dupla com o pick-and-roll mais produtivo da NBA, segundo a liga.

Agora, o Denver Nuggets se viu com um elenco repleto de jogadores jovens que estão "na mesma página", como Michael Porter Jr., Aaron Gordon, Bruce Brown e Kentavious Caldwell -Pope. Com isso, é possível não apenas que eles conquistem a série hoje, contra o Miami Heat, no jogo 5 que começa às 21h30 (de Brasília) com transmissão da ESPN. Mas também, que sigam construindo uma dinastia que se mantenha, ao menos nas finais de conferência, por alguns bons anos.