Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

NBA: suspenso pela liga, dono do Phoenix Suns faz anúncio polêmico

Penalizado pela NBA por racismo e misoginia, proprietário do Phoenix Suns emitiu recado polêmico; Robert Sarver também foi multado em U$ 10 milhões

Redação Publicado em 21/09/2022, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Sarver, dono do Phoenix Suns na NBA - Getty Images
Robert Sarver, dono do Phoenix Suns na NBA - Getty Images

O dono do Phoenix Suns na NBA, Robert Sarver, gerou polêmica mais uma vez no universo do basquete norte-americano. O proprietário (que também detém o Phoenix Mercury na WNBA, a liga feminina) anunciou nesta quarta-feira, 21, que está colocando suas equipes à venda, após a empresa PayPal declarar que não pretende renovar seu contrato enquanto o próprio Sarver estiver no comando.

O fato ocorreu após o empresário ser suspenso da liga por um ano e multado em U$ 10 milhões por comentários racistas e misóginos. Para além das medidas já implementadas, Tamika Tremaglio, chefe do sindicato de jogadores da NBA, pediu o banimento permanente de Robert. Da mesma forma, astros como LeBron James e Chris Paul consideraram as medidas insuficientes. Jahm Najafi, vice-presidente do Suns, pediu a renúncia do proprietário.

"Em nosso clima implacável atual, tornou-se dolorosamente claro... tudo de bom que fiz, o que ainda poderia fazer, foi superado pelas coisas que disse no passado", afirmou Sarver, em comunicado. "Por essas razões, estou começando o processo de procurar compradores para os Suns e o Mercury. O empresário ainda reforçou que sua decisão seria o melhor para todos.

"Como homem de fé, acredito na expiação e no caminho até o perdão. Esperava que a suspensão de um ano do comissário me desse tempo para me concentrar, fazer correções e tirar minha controvérsia pessoal das equipes que eu e muitos fãs amamos", ressaltou. Antes do anúncio, LeBron James já havia cobrado maior firmeza na punição ao proprietário.

Robert Sarver, dono do Phoenix Suns na NBA
Robert Sarver, dono do Phoenix Suns na NBA (Créditos: Getty Images)

“Eu já disse isso e vou repetir: não há lugar nesta liga para esse tipo de comportamento. Eu amo esta liga e respeito profundamente nossa liderança, mas isso não está certo”, cravou o camisa 6 do Los Angeles Lakers. “Não há lugar para misoginia, sexismo e racismo em qualquer local de trabalho. Assim, não importa se você é o dono do time ou jogador. Enfim, mantemos nossa liga como um exemplo de nossos valores, e este não é o caso”.