Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / Você Sabia?

Magic Johson: relembre a trajetória da lenda da NBA que quebrou tabus fora das quadras

Atleta chocou o mundo ao anunciar sua aposentadoria e revelar que é portador do HIV

SportBuzz Digital Publicado em 14/08/2019, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Magic Johnson (Crédito: Reprodução/Instagram)
Magic Johnson (Crédito: Reprodução/Instagram)

Um dos maiores nomes da história do basquete mundial completa mais um ano de vida nesta quarta-feira, 14. Dono de uma carreira prestigiosa, justamente por colecionar conquistas expressivas, Magic Johnson chega aos 60 anos de idade com histórias de sobra dentro e fora das quadras.

Há exatos 28 anos, mais precisamente em 1991, no auge de sua carreira, o astro da NBA pegou todos de surpresa ao anunciar sua aposentadoria em uma entrevista coletiva oferecida pelos Los Angeles Lakers. No decorrer da conversa, ele quebrou um grande tabu ao revelar que sua decisão estava relacionada a uma descoberta: ele era portador do HIV, um vírus conhecido por ser causador da AIDS.

A notícia veio à tona no ápice de sua carreira. Ele foi campeão da NBA por cinco vezes e colecionava números impressionantes na temporada em questão, com médias consideradas fora do comum.

Mesmo depois de toda a polêmica envolvendo seu nome, em 1992, Johnson foi convocado para disputar a Olímpiadas de Barcelona. Na época, a seleção norte-americana ficou conhecida como o verdadeiro time dos sonhos e conquistou o ouro.

Quando parou definitivamente de jogar, ele teve sua camisa aposentada nos Lakers e ganhou uma estátua no ginásio Staples Center, em homenagem as atuações feitas pelo clube.

Alguns anos depois, ele voltou ao Lakers como dirigente, mas após ter seu nome envolvido em uma polêmica de aliciar jogadores de outras equipes, ele abriu mão do cargo e disse que iria se distanciar do basquete.