Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / FINAIS DA NBA

Heat x Nuggets: quem deve vencer o jogo 1 das finais da NBA?

Grande decisão da temporada 2022-23 da NBA começa hoje (1) com Jimmy Butler e Nikola Jokic frente a frente, em Denver

Danilo Lacalle Publicado em 01/06/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Heat x Nuggets: quem deve vencer o jogo 1 das finais da NBA? - GettyImages
Heat x Nuggets: quem deve vencer o jogo 1 das finais da NBA? - GettyImages

Denver Nuggets e Miami Heat se enfrentam nesta quinta-feira (1), às 21h30 (de Brasília), na Ball Arena, em Denver. E ambas equipes chegam em momentos completamente diferentes, com trajetórias nem um pouco parecidas, até então. Enquanto a equipe de Nikola Jokic e companhia acumulou 53 vitórias na temporada regular, sendo líder da conferência, e varreu os Lakers nas Finais do Oeste, Jimmy Butler e o Heat se classificaram em 8º no Leste e tiveram uma vida difícil nas finais de conferência contra o Boston Celtics, tendo que decidir no jogo 7, fora de casa, após abrir um 3 a 0 e perder 3 consecutivas.

O Heat é apenas o segundo time da história da NBA a avançar para as finais após se classificar em 8º, juntando-se aos Knicks de 1998. Mas será que isso seria o suficiente para trazer ao time o seu primeiro título desde 2006? Um dos fatores que deve decidir isso é o cansaço.

A última partida do Denver Nuggets nos playoffs foi no dia 22 de maio, há mais de uma semana, quando o time bateu pela 4ª vez consecutiva o Los Angeles Lakers, varrendo o time de LeBron James para fora dos Playoffs. Já o Miami Heat jogou há dois dias, no dia 29 do mesmo mês, após disputar sete partidas acirradas contra o Boston Celtics, o que causa um desgaste natural para os atletas que buscam chegar 100% nas finais.

O mando de quadra, com duas torcidas tremendamente apaixonadas, pode ser um diferencial nesta série. E o Denver Nuggets tem a vantagem de jogar em casa nas duas primeiras partidas, sendo os jogos 3 e 4, em Miami. E na Ball Arena, Nikola Jokic e Jamal Murray são as principais esperanças para superar a defesa de Miami, que vem evoluindo de forma consistente nos playoffs, mas ainda apresenta diversas falhas que foram expostas na temporada regular.

Jokic e Butler são as estrelas das Finais da NBA
Jokic e Butler são as estrelas das Finais da NBA (Crédito: GettyImages) 

Ainda, o histórico não ajuda o time de Miami contra os então favoritos Denver Nuggets. Na temporada regular, o Heat perdeu os dois confrontos para o atual adversário. Ambos jogos foram decididos por pouco. Sendo, em dezembro de 2022, uma vitória para Denver por 124 a 119 e, em fevereiro de 2023, os Nuggets levaram por 112 a 108.

Na primeira partida, Kentavious Caldwell-Pope foi o nome dos Nuggets, anotando 20 pontos, enquanto Nikola Jokic anotou um triplo-duplo de 19 pontos, 12 rebotes e 12 assistências. Já na segunda partida, o jogador sérvio foi ainda mais eficaz: 27 pontos, 12 rebotes e oito assistências. Isso, sem Jamal Murray, que estava lesionado (joelho) e não pode jogar. Por outro lado, Jimmy Butler foi o mais efetivo do Miami Heat, com média de 20,5 pontos, 8,5 assistências e oito rebotes, com Bam Adebayo apresentando uma boa média, também: 20,5 pontos e 4,5 rebotes. Batalha de números que, no fim das contas, por mais que seja acirrado, segue reafirmando o favoritismo para o time de Denver, visto que Jamal Murray não foi destaque nessas partidas, mas se tornou o principal aliado de Jokic nos Playoffs, com atuações impressionantes e uma pontaria afiada para bolas de 3, com 39% de acerto.

Duas vezes MVP da NBA, Nikola Jokic chega às finais com médias de 29,9 pontos, 13,3 rebotes e 10,3 assistências por jogo. E nesses playoffs, o Miami Heat será o 4º time a tentar parar o sérvio. E, assim como os Lakers, a equipe de Miami tem um elenco mais leve e um pouco menor, o que traz certa desvantagem em uma decisão. Mais um desafio para o técnico Erik Spoelstra.

Ainda, as principais casas de apostas dos Estados Unidos trazem o Denver Nuggets como favorito não apenas para o jogo 1, que acontece na Ball Arena, em Denver. Mas para a série como um todo, apontando, ainda Nikola Jokic como o provável MVP das finais. E isso, de fato, coloca o Miami Heat ainda mais no posto de "azarão" da grande decisão da NBA.

Confira o calendário de jogos das finais da NBA entre Miami Heat e Denver Nuggets

JOGO 1: 01/06, às 21h30 – Em Denver
JOGO 2: 04/06, às 21h – Em Denver
JOGO 3: 07/06, às 21h30 – Em Miami
JOGO 4: 09/06, às 21h30 – Em Miami
JOGO 5 (se necessário): 12/06, às 21h30 – Em Denver
JOGO 6 (se necessário): 15/06, às 21h30 – Em Miami
JOGO 7 (se necessário): 18/05 às 21h – Em Denver

*Todos os jogos no horário de Brasília


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!