Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / ESPECIAL!

Butler x Jokic: saiba o que os craques da NBA têm em comum com Brasil

Butler x Jokic vai ser o grande duelo da final da NBA e os dois craques possuem uma relação diferente com o Brasil; veja detalhes

Lucas Miluzzi Publicado em 01/06/2023, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butler x Jokic vai ser um duelo com uma 'pitada' de Brasil na final da NBA - GettyImages
Butler x Jokic vai ser um duelo com uma 'pitada' de Brasil na final da NBA - GettyImages

Butler x Jokic vai ser o grande duelo individual das finais da NBA nesta temporada de 2022/23. Denver Nuggets e Miami Heat vão dar início à disputa do título nesta quinta-feira, 1, às 21h30 (horário de Brasília), na Ball Arena. Apesar da partida decidir o futuro do basquete norte-americano, esse duelo vai ter uma 'pitada' de Brasil, mesmo que nenhum brasileiro vá entrar em quadra. 

Isso porque, o duelo entre Butler x Jokic vai carregar consigo um pouco de brasilidade. Os dois possuem certa identificação com o país e por motivos bem diferentes. O craque do Heat, por exemplo, ganhou ainda mais força no cenário brasileiro durante a Copa do Mundo do Catar. Isso porque, ele apareceu nas redes sociais com a camisa do Brasil e até tentou cantar o hino nacional durante os seus stories. Além disso, ele viralizou comemorando o gol de Richarlison. 

Mas a relação de Butler com o Brasil é antiga. O MVP do Leste tem uma grande amizade com Neymar Jr. O atacante do PSG já posou diversas vezes ao lado de Jimmy e, depois da vitória contra os Celtics, o craque do Paris Saint-Germain fez uma publicação desejando sorte para o amigo. Inclusive, essa proximidade do astro da NBA com o território brasileiro surgiu a partir deste laço. 

Antes mesmo de Neymar, Butler havia viajado para o Brasil em 2016 para acompanhar as Olimpíadas. Sem antes ter assistido uma partida de futebol na sua vida, ele acompanhou a decisão entre a Seleção Brasileira e a Alemanha. Ele se encantou pelo futebol, pelo país e também pelo atacante do PSG. A partir dali, a relação entre eles se tornou algo especial e ele revelou isso em 2019, em entrevista ao 'The Times'. 

"Eu vi o maior jogador de futebol de todos os tempos ganhar o ouro. Você sabe de quem eu estou falando, certo?", disse. "Ele conquistou o ouro em seu próprio país, o que é ainda melhor. Foi a primeira vez que eu realmente prestei atenção, e ele foi matador", afirmou. Mas não é só Butler que tem uma relação de proximidade com o Brasil. Jokic é outro que também cresceu no basquete, mas teve uma relação um pouco mais intensa com o povo brasileiro. 

Além de ter um grande número de fãs no país, ele teve a ajuda do brasileiro Felipe Elchenberger. Não é novidade para ninguém que o craque dos Nuggets teve problemas para chegar no seu peso ideal. Para superar esse obstáculo, ele teve o preparador físico brasileiro, que foi considerado o melhor da NBA na última temporada, ao seu lado. Após a vitória contra os Lakers, na final do Oeste, ele exaltou o companheiro de franquia em entrevista coletiva. 

Jokic e Felipe Elchenberger abraçados
Jokic abraçado com o preparador Felipe Elchenberger (Crédito: Reprodução / Instagram)

"Eu conheço o Felipe desde que cheguei aqui. Estou sempre trabalhando com ele. Só porque eu era desconhecido quando cheguei só me falaram: 'Vai lá malhar com ele'. Estou brincando. Mas, de verdade, ele teve um grande impacto na minha vida, na minha carreira", afirmou. Ou seja, numa final entre Heat e Nuggets, o Brasil vai ter o seu papel, mesmo que discreto na decisão da NBA na temporada de 2022/23. 


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!