Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / INESQUECÍVEL!

Neste dia, há 32 anos: Magic Johnson anunciava aposentadoria

Em coletiva de imprensa antes da temporada 1991/92, o lendário armador do Los Angeles Lakers, Magic Johnson, anunciava aposentadoria forçada em decorrência do vírus HIV

Matheus Lorente, sob supervisão de Gabriela Santos Publicado em 07/11/2023, às 18h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há 32 anos: “Magic” Johnson anunciava aposentadoria - Getty Images
Há 32 anos: “Magic” Johnson anunciava aposentadoria - Getty Images

Earvin “Magic” Johnson, considerado por muitos o maior armador da história do basquete, teve que anunciar sua aposentadoria prematura da NBA. Em coletiva de imprensa, ele contou que tomou essa decisão por conta do vírus HIV. 

No dia 07 de novembro de 1991, o armador do Los Angeles Lakers convocou uma coletiva antes do início da temporada regular, anunciando que não jogaria mais. “Por causa do vírus HIV que contraí, terei que anunciar minha aposentadoria dos Lakers”, disse Magic.

Johnson chegou a afirmar que nunca havia tido relações com homens. Durante a década de 1990 nos Estados Unidos, muitos acreditavam que o HIV só acometia a população homossexual, e que era uma sentença de morte irremediável.

Um anúncio tão impactante vindo de uma pessoa como Magic fez com que muitos, que achavam que não tinham chance de contrair a doença, se alertassem para o funcionamento e diferenças entre o HIV e a AIDS.

Magic Johnson atuando pelos Lakers
Magic Johnson atuando pelos Lakers.

O atleta dos Lakers deu um alerta, principalmente aos mais jovens, sobre a importância de se proteger durante as relações sexuais: “Você acha que isso só pode acontecer com outras pessoas. Mas aconteceu e vou lidar com isso minha vida toda”. 

Na minissérie “They Call Me Magic”, o armador revelou a maior dificuldade que passou quando descobriu que havia contraído o vírus. Contar a sua esposa, Cookie Johnson, grávida de poucas semanas, que era soropositivo.

Johnson teve que interromper sua carreira vitoriosa, porém apesar das dificuldades. O armador voltou para atuar no “Dream Team” dos EUA de 1992 durante as Olimpíadas. Também tentou retornar aos Lakers em 1996, mas não conseguiu o mesmo sucesso de antes, se aposentando definitivamente no final da temporada.