Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / ANTES DO ÍDOLO!

Como era a NBA antes de LeBron James?

LeBron James é o novo recordista de pontos da NBA, mas 20 anos depois de sua estreia fica a dúvida como era a liga americana de basquete antes do jogador

Redação Publicado em 08/02/2023, às 03h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como era a NBA antes de LeBron - Getty Images
Como era a NBA antes de LeBron - Getty Images

A NBA tem um novo recordista de pontos em sua história: LeBron James. Mas como era a maior liga de basquete do mundo antes do jogador iniciar sua trajetória no esporte profissional? Com 20 anos de diferença entre o começo e o grande recorde, a liga americana passou por diversas mudanças de ídolos, times em alta e nomes a serem batidos.

A primeira grande curiosidade é quem era o atual campeão quando o pivô estreou pela liga. Tratava-se do San Antonio Spurs, que havia sido o campeão da temporada 2002/03, tendo ainda Tim Duncan, seu jogador, como o MVP. O interessante é que antes disso, a franquia tinha apenas um título, e após a estreia de James eles ganharam mais três.

Outro ponto são as franquias que têm entrado para os maiores. Na época, o Boston Celtics era o maior campeão, com 16 anéis, mas desde então venceu apenas uma vez, e viu um de seus grandes rivais, o Los Angeles Lakers ganhar três vezes e empatar, com 17. Da mesma forma, o Warriors tinha apenas três, mas desde então venceu quatro vezes e entrou para o pódio dos maiores campeões.

Claro que os ídolos da época já se aposentaram, e talvez o maior deles já até faleceu. Jogando pelo próprio Lakers, Kobe Bryant era o maior destaque da liga, atuando junto com Shaquille O'Neal. Na temporada de estreia de LeBron, a franquia deles chegou na decisão, mas foi derrotada em um clima que já era de tensão entre os craques, que acabaram se separando na temporada seguinte.

LeBron James em ação em sua segunda temporada na NBA
LeBron James em ação em sua segunda temporada na NBA / Créditos: Getty Images

Para fechar, como é de costume, a primeira escolha do Draft fica com os piores desempenhos da temporada anterior, e o Cleveland Cavaliers estava em péssima fase. Cidade natal do agora veterano LeBron, a franquia fez o terceiro pior desempenho de sua história, com um 17-65, e acabou garantindo a prioridade para escolher o grande craque das últimas décadas.