Resposta inusitada de Gabigol levanta debates sobre a relação entre nutrição e desempenho - Buda Mendes/Getty Images
Polêmica

Resposta inusitada de Gabigol levanta debates sobre a relação entre nutrição e desempenho

Atacante rubro-negro começou no banco na última partida e recusou-se a falar com repórteres na zona mista

Redação Publicado em 29/06/2023, às 13h35

No mundo do futebol, a condição física dos jogadores é motivo frequente de discussões, tanto pela imprensa especializada quanto pelos torcedores. Recentemente, uma declaração do atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, sobre seu condicionamento físico gerou muita polêmica e levantou questionamentos sobre a relação entre nutrição e desempenho esportivo.

No vídeo que se espalhou rapidamente pelas redes sociais, Gabigol rebateu as críticas sobre seu peso e afirmou que, na verdade, está "muito gostoso". Essa afirmação provocou reações diversas entre os torcedores. Enquanto alguns apoiaram a autoestima do atleta, outros expressaram preocupação com a possível influência negativa que sua forma física poderia ter sobre seu desempenho dentro de campo.

“Não tenho superstição nenhuma, já ganhei de cabelo loiro, de dread, de cabelo rosa. Sobre minha forma física, só recebo elogio em casa que estou muito gostoso. O pessoal dá uma viajada. O gol vai acontecer naturalmente.” @SuperesportesMG pic.twitter.com/LDkf00DeMK

— Isabelle Costa (@bellexcosta) May 5, 2023

 

A nutróloga Paula Domingues, especialista em emagrecimento saudável, explicou os riscos associados ao ganho excessivo de peso por atletas de alto rendimento: "Além de um peso adequado ser fundamental para o bom funcionamento do organismo e o desempenho corporal de um atleta, o excesso de peso pode resultar em consequências graves, como diminuição da resistência física e aumento do risco de lesões musculares, além de impactar diretamente na agilidade e velocidade do jogador", explicou a especialista.

Por fim, Dra. Paula ressaltou a importância de uma abordagem individualizada na avaliação dos jogadores: "Cada atleta deve ser avaliado individualmente, levando em consideração suas necessidades específicas. Uma equipe multidisciplinar é necessária para acompanhar e orientar jogadores profissionais. Independentemente da aparência física, é fundamental que os jogadores estejam dentro dos parâmetros estipulados pela equipe, visando sempre a saúde e o desempenho esportivo", concluiu.

Na noite desta quarta-feira (28), o Flamengo venceu o Aucas do Equador por 4 a 0, na última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Gabigol, que começou no banco, entrou em campo na segunda etapa da partida e jogou por pouco mais de 25 minutos. Questionado sobre o desempenho do time pelos repórteres na zona mista, o camisa 10 disse: "Nem joguei, vou falar o quê?".

Na saída do Maracanã após a goleada por 4 a 0 sobre o Aucas, Gabigol não falou com a imprensa, mas deu o recado sobre Bruno Henrique: “Craque, monstro” pic.twitter.com/poeQqnE7iz

— Lucas Bayer (@lucas_bayer_) June 29, 2023

Em campo, o Flamengo venceu com gols de Pedro, Bruno Henrique, Léo Pereira e Victor Hugo, garantindo sua classificação na segunda colocação do grupo. O próximo confronto da equipe rubro-negra será contra o Fortaleza, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão, que acontece neste sábado (01), às 18h30 (horário de Brasília).

*Estagiário Paulo Pink sob supervisão de Gabriela Vivere

 


 

Gabigol Flamengo Gabriel Barbosa

Leia também

Mateus 'Pakitoo' representa o Brasil em duelo internacional no WGP


Petrúcio Ferreira fatura tetra no Mundial no atletismo paralímpico


Canadense quebra próprio recorde mundial na natação


Rayssa Leal avança para a semifinal do street skate no pré-olímpico de Xangai


ADXC 4: Atletas falam sobre suas expectativas em coletiva de imprensa


Junior Preto busca vitória no ACA desta sexta-feira, na Rússia