Surfe: Filipe Toledo ganhará estátua em Ubatuba, diz prefeita - GettyImage
EXCLUSIVO

Surfe: Filipe Toledo ganhará estátua em Ubatuba, diz prefeita

Em entrevista exclusiva, Flavia Pascoal, prefeita de Ubatuba, confirmou que homenageará o surfista Filipe Toledo com uma estátua; brasileiro foi campeão mundial

Redação Publicado em 19/01/2023, às 19h48

Flavia Pascoal, prefeita de Ubatuba, ao lado de Thaila Brito e Telma Raizer, secretária e secretária adjunta de Turismo, respectivamente, falaram com a jornalista Lilian Coelho, da Perfil Brasil em colaboração com o SportBuzz, sobre os projetos da cidade do litoral paulista para o esporte.

Ubatuba é a cidade natal de Filipe Toledo, campeão mundial de surfe. Em setembro do ano passado, o atleta do litoral paulista bateu o compatriota Italo Ferreira e conseguiu o título da WSL com duas vitórias nas duas primeiras baterias da decisão, que não foi das mais fáceis para os brasileiros.

Confira a entrevista completa: 

 

“A gente teve um campeão neste ano [de 2022], que é o Filipe Toledo. A nossa cidade é a capital do surfe. Então foi uma festa em 2022 na cidade de Ubatuba em receber o nosso campeão. A gente vai construir uma estátua para homenagear o nosso campeão, que conquistou a WSL”, disse Flavia. 

“Ubatuba está muito envolvida com o surfe. Temos belas praias e com belas ondas. Agora temos um campeão [mundial de surfe] da terra de Ubatuba”, completou a prefeita.

Secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito destacou como Filipinho é inspiração para os jovens moradores do município, além de ajudar a fomentar a cidade litorânea para o mundo. A cidade conta com diversas escolinhas públicas de surfe nas praias de Perequê-Açú e Praia Grande.

Prefeita e secretárias de Ubatuba falaram com o SportBuzz 

 

“Costumamos dizer que o Ubatuba é a capital do surfe, mas podemos dizer que Ubatuba é a capital mundial do surfe porque temos um campeão mundial. Ele também nos ajuda na divulgação da cidade no mundo”, disse a secretária.

Ubatuba promove outros esportes

Em dezembro do ano passado, a cidade de Ubatuba recebeu um encontro de carros antigos e a Moto Fest. A cidade conta com diversos motoclubes, de grupos que fazem passeios pela cidade aos finais de semana.

Além do título do mundial de surfe, Ubatuba também teve um ano vitorioso com a equipe de Ginástica Rítmica da cidade, que conquistou o pentacampeonato brasileiro da modalidade.

Na conversa, a prefeita Flavia destacou a importância do balé e da ginástica rítmica da cidade. Ela ainda trouxe o crescimento da prática da canoa havaiana, que, junto com o surfe, soma mais de 500 atletas. Ubatuba também está investindo em ciclovias para ciclistas.

“Estamos com projeção de obra na região sul do município, de cerca de R$ 2 milhões, para revitalizar toda nossa ciclovia. Além da prática esportiva, utilizamos a bicicleta como meio de transporte”, disse Flavia.

“O nosso município é praticamente plano, de pouca elevação. Então, a prática do mountain bike e do bike speed é muito grande. Nós temos o Maicon Amaro [triatleta de Ubatuba], que fez um desafio de 24 horas em 2021 e incentivou na criação de escolas especializadas”, disse a secretária adjunta Telma Raizer.

Maicon utilizou uma bicicleta estabilizada, instalada no Ginásio de Esportes Tubão, para arrecadar alimentos em uma ação solidária. Foram arrecadados cerca de 160cestas básicas e mais de 300kg de alimentos.


 

Filipe Toledo Ubatuba Surfe

Leia também

Luna é condecorado com voto de Júbilo e homenageado com troféu Senna


Tati Weston-Webb passa pelo corte e se garante entre as 10 do WSL


Kelly Slater, maior campeão da WSL, comunica aposentadoria


WSL: brasileiros avançam na etapa de Margaret River


Surfistas brasileiros se revoltam com juízes da WSL; Neymar apoia


WSL: brasileiros avançam na etapa de Peniche