Olimpíadas adiadas para 2021 serão chamadas de Tóquio 2020 - GettyImages
OLIMPÍADAS!

Olimpíadas adiadas para 2021 serão chamadas de Tóquio 2020; entenda!

Comitê Olímpico Internacional optou por adiar os Jogos Olímpicos por conta da pandemia de coronavírus

Izabella Macedo Publicado em 24/03/2020, às 18h32

Nesta terça-feira, 24, o Comitê Olímpico Internacional (COI), optou pelo adiamento das Olimpíadas de Tóquio, que seriam realizadas a partir do dia 24 de julho.

Nos últimos dias, o grupo estava sofrendo muita pressão interna e externa por conta do surto de coronavírus em todo o mundo, já que todas as competições foram adiadas como forma de prevenção para conter o avanço do vírus.

A nova data ainda não foi definida, no entanto, o que se sabe é que acontecerá em 2021.

Com a mudança de ano, a expectativa era que os Jogos se chamassem Tóquio 2021. Porém, esse não é o pensamento dos membros do Comitê, que optaram por manter o nome "antigo".

A alteração da data foi vista pelos atletas como uma oportunidade de rever todo o planejamento de treinos, seletivas e competições até que o dia chegue.

Em relação a grande quantidade de dinheiro investida no evento, as marcas esperavam um enorme retorno, dada a visibilidade dos Jogos Olímpicos. No entanto, com o adiamento, o objetivo agora é perder a menor quantidade de dinheiro possível com a mudança e o nome da competição se inclui nisso.

Uma das formas de perder menos dinheiro vista pelos organizadores é a opção de manter o nome dos jogos como Tóquio-2020 mesmo com a competição sendo realizada um ano depois.

Tal decisão é muito mais que uma referência temporal, já que a marca está sendo utilizada desde que o local foi escolhido para sediar o evento, em 2013.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, explicou tudo o que envolve uma mudança de nome.

"Tóquio-2020, como Rio-2016 é uma marca que é patenteada, licenciada, com muito dinheiro e vem sendo usado por patrocinadores e licenciados há anos. O 2020, embora representasse o ano que os jogos fossem organizados, é maior que a referência ao tempo. É licenciada com contratos de patrocínios, todos os produtos licenciados e a mídia todos fazem referência. A marca é vendida e não dá para que no meio mudem para 2021. O ano vai mudar, mas marca não pode muda", disse.

O diretor ainda afirma que os dirigentes entenderam que se o evento fosse realizado em meio a pandemia de coronavírus, teriam mais prejuízos do que se adiassem.

"No final, se fossem realizados em 2020, a marca perderia, os jogos perderíam, o prestígio seria arranhado. Teríamos competições sem países, por exemplo", contou.

Bruno Maia, CEO da Agência de Conteúdo 14, e especialista em negócios e novas tecnologias no esporte, reforçou a fala de Colagrossi.

"Temos a sinalização para a comunidade internacional de que o adiamento destes jogos, não altera os próximos, que vão manter seus ciclos olímpicos. Além de que seria impossível refazer todos os pontos de contato com marcas oficiais utilizadas por toda a comunidade internacional e com isso haveria um ambiente de ruído, com duas marcas circulando, o que geraria custos altos pois os obrigaria a se posicionar a respeito de como eles iriam sinalizar os jogos em seus produtos oficiais e todas as comunicações, levando muito do que já foi feito para o lixo", finalizou.


5 itens essenciais para os torcedores do Manchester City

1- Camisa Puma Manchester City Home 2020 - https://amzn.to/2JdcNwx

2- Mochila G Sport - https://amzn.to/32Fry2K

3- Bola De Futebol Número 5 - https://amzn.to/2o8jIQd

4- Moletom Puma Manchester City Hoodie - https://amzn.to/2qzDYep

5- Porta Tênis com duas divisões - https://amzn.to/2pGSVeo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

COI Olimpíadas de Tóquio Jogos Olímpicos Tóquio 2021 Olimpíadas Tóquio 2020 Comitê Olímpico Internacional

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana