O casal japonês Rikiya e Ayumi Kataoka entrou para equipe olímpica de Cabo Verde - Reprodução/Instagram
Mudança de planos

Pandemia "prende" casal japonês em Cabo Verde e eles entram para equipe olímpica

Rikiya e Ayumi Kataoka estavam realizando uma volta ao mundo quando as fronteiras foram fechadas

Redação Olimpitacos Publicado em 20/08/2020, às 11h56

O casal japonês Rikiya e Ayumi Kataoka estava de lua de mel realizando uma volta ao mundo quando a pandemia do coronavírus chegou e fechou todas as fronteiras. Com isso, eles ficaram presos em Cabo Verde.

Durante os cinco meses no arquipélago, eles construíram uma boa relação com a população local, trocaram experiências e acabaram convidados para integrar a equipe olímpica do país. 'Eles querem que eu seja um embaixador da equipe olímpica", explicou Rikiya em entrevista a agência Reuters por videoconferência. "Quando eu voltar para Tóquio, farei um trabalho para eles", completou.

 



O objetivo dos representantes da ilha com o convite é até retribuir o trabalho do casal na promoção de Cabo Verde. Com pouco dinheiro, Rikiya aproveitou a sua experiência como cinegrafista no Japão e produz conteúdo de restaurantes e hotéis em troca de local para dormir e comida.

"Eu fotografei muitas coisas em restaurantes e hotéis, como voluntário", relembrou ao contar como surgir a oportunidade de emprego. Este conteúdo é divulgado nas redes sociais e no canal no YouTube do casal japonês.

 



"Sentimos a necessidade de retribuir. Eles são japoneses e merecem, em nome da amizade que temos com o Japão, ser bem tratados. Era nosso interesse acompanhá-los em sua jornada e também torná-los parte de nossa aventura no Japão", declarou  Leonardo Cunha, chefe da missão das ilhas em Tóquio-2020.

Cabo Verde nunca conquistou uma medalha olímpica. No entanto, a ilha de sal está presente em todas as edições dos Jogos desde Atlanta-1996. A expectativa é levar até quatro atletas para Tóquio no próximo ano.

Leia também

Teddy Riner emagrece 20 kg e foca em conquista em Tóquio-2020


Tóquio-2020 terá pódios com material reciclável


Boris Becker pode ser condenado a sete anos de prisão


A 300 dias dos Jogos, Tóquio anuncia corte nas delegações


Americana sofre grave acidente no Mundial de Ciclismo Estrada; veja


Roland Garros muda e adota bola antiNadal