Números de gols de Pelé são contestados - Getty Images
MAIS DE 1.000!

Veja a diferença nas contagens de gols de Pelé

Pelé marcou mais de mil gols em sua carreira, mas o número exato de tentos e jogos são contestados pela CBF, FIFA e até pelo Santos, onde ele mais atuou

Redação Publicado em 29/12/2022, às 16h49

O Rei do futebol, Pelé, faleceu nesta quinta-feira, 29, mas a diferença na contagem de seus jogos e gols segue presente em sua história. A CBF, a FIFA, o Santos e o próprio Pelé tem, contagens diferentes em relação aos números que o ex-jogador fez em sua carreira e isso se dá por alguns costumes de sua época.

Suas estatísticas pela Seleção Brasileira são as maiores diferenças. Isso porque em sua época eram disputadas partidas contra times e combinados de estados, por exemplo. Enquanto a CBF considera todas as vezes que o Rei entrou em campo com a camisa amarela, a FIFA pensa somente nos jogos que foram jogados contra outras seleções.

Hoje perdi meu irmão. Como cristão católico, sei que é “morrendo que se nasce para a vida eterna”. Teremos toda a eternidade para estarmos juntos na casa do Pai. Ele apenas deixou o mundo das coisas que tem fim e foi para o mundo das coisas que não tem fim. Até um dia, Pelé. pic.twitter.com/J7hz5lbLh7

— Cafu. (@officialcafu) December 29, 2022

A contagem da federação brasileira é de 113 jogos e 95 gols, enquanto a entidade máxima é de apenas 91 partidas e 77 tentos. O Santos, time em que ele mais atuou, também tem uma visão diferente de ambos, já que ele pensa em 113 partidas da CBF e 77 gols da FIFA. O clube paulista também garante que o eterno camisa 10 jogou em 1.116 oportunidades com sua camisa e marcou 1.091 vezes.

Apesar disso, a contagem de suas outras partidas têm menores diferenças, com algo parecido a um jogo ou um gol marcado. Seus números pelo Cosmos dos Estados Unidos, time em que encerrou a carreira, é o único que não há divergências, tendo entrado em campo 64 vezes para fazer 37 gols.

Pelé na época em que jogava pelo Cosmos / Créditos: Getty ImagesPelé, 

 

Seus números totais também são contestados, mas a diferença é menor. O Santos afirma que seriam 1.282 gols marcados em sua carreira, enquanto a CBF conta 1.281 e o Guinness Book, além do próprio Rei considerarem 1.283. Fato é que Edson Arantes do Nascimento fez história por onde passou e cansou de bater recordes.


 

cbf Fifa Gols Pelé Santos

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco