Torcedora do Irã protesta por Mahsa Amini na Copa do Mundo 2022 - Getty Images
COPA DO MUNDO 2022!

Torcedora do Irã é abordada na Copa do Mundo por camisa com protesto

Na partida entre País de Gales e Irã pela Copa do Mundo, uma torcedora acabou sendo abordada por guardas após levar camisa com nome de iraniana que foi morta; entenda

Redação Publicado em 25/11/2022, às 10h53

Uma torcedora foi destaque na partida entre País de Gales e Irã na Copa do Mundo 2022, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 26. Ao lado de um rapaz, ela levou uma camisa com o nome de Mahsa Amini, jovem que foi morta quando estava sob custódia da polícia no país asiático, fato que culminou em uma onda de protestos contra a repressão do governo.

Além disso, a veste também apresentava o número 22, idade que Mahsa tinha quando faleceu. A torcedora estava acompanhada de um rapaz que levava a bandeira do Irã e a mensagem: “Liberdade para as vidas femininas”. O protesto silencioso foi registrado por inúmeros fotógrafos presentes no Ahmad Bin Ali.

 

Apesar do caráter pacífico, as ações foram censuradas pelas autoridades presentes no confronto válido pelo torneio da FIFA. Os jogos do Irã vêm sendo carregados por manifestações políticas: embora tenham cantado seu hino timidamente nesta sexta-feira, 25, os jogadores da seleção asiática se mantiveram em silêncio em sua estreia contra a Inglaterra, também como forma de protesto.

IRÃ EM CAMPO

País de Gales e Irã fizeram um dos confrontos mais violentos desta edição da Copa do Mundo. As duas equipes mediram forças durante a manhã desta sexta-feira, 25, e os iranianos conseguiram uma vitória histórica. O 2 a 0 da equipe iraniana não faltou emoção, discussão e até algumas entrada violentas durante os 90 minutos. Com o resultado, a equipe conseguiu se aproximar de uma classificação para a próxima fase.

Irã em campo pela Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

 

Vale destacar que os dois times voltam para campo na próxima terça-feira, 29. O Irã vai encarar os Estados Unidos, enquanto País de Gales terá o desafio de encarar a Inglaterra na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Importante lembrar que norte-americanos e ingleses irão medir forças nesta sexta-feira, 26, às 16h (horário de Brasília). 


 

Protesto Fifa País de Gales catar Irã copa do mundo Mahsa Amini

Leia também

Manchester City faz gol relampago e se aproxima do tetracampeonato


Klopp se despede do Liverpool e exalta Guardiola: "Melhor do mundo"


Paysandu e Amazonas fazem jogo movimentado, mas empatam na Série B


Thiago Motta mantém mistério sobre futuro e se aproxima da Juventus


Reus se despede do estádio do Dortmund com gol 100!


Phil Foden é anunciado craque da Premier League