Jorge Vilda, ex-técnico da seleção feminina da Espanha - Getty Images
DEMITIDO

Técnico Jorge Vilda é demitido da seleção feminina da Espanha

Após a conquista da Copa do Mundo 2023 com a seleção feminina da Espanha, Jorge Vilda foi dispensado do cargo de técnico na equipe; comandante já sofria boicotes antes do Mundial

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 05/09/2023, às 12h18

O treinador Jorge Vilda foi demitido da seleção feminina da Espanha, pouco tempo após conquistar a Copa do Mundo 2023, título até então inédito para a equipe. De acordo com a imprensa do país ibérico, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) comunicou que ele não vai continuar no cargo.

No entanto, o comandante já era alvo de boicote antes da conquista do Mundial. Quinze jogadoras, incluindo as campeãs Putellas e Bonmatí, assinaram um comunicado que exigia a saída de Vilda no ano passado, quando a seleção espanhola caiu nas quartas de final da Eurocopa. As principais reclamações envolviam o tratamento com as atletas e, até mesmo, assédio moral.

Show Player

À época, a Federação Espanhola havia ignorado os protestos e optou por bancar a permanência do técnico. Apesar do rompimento e de importantes desfalques no elenco, a seleção conseguiu faturar a taça no torneio global realizado na Oceania. Vale destacar que Jorge Vilda era apoiado por Luis Rubiales, presidente da RFEF que foi afastado devido à polêmica envolvendo Jenni Hermoso.

ATUALIZAÇÕES DO CASO RUBIALES

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se desculpou pelo comportamento do presidente Luis Rubiales, suspenso pela Fifa após beijar a jogadora Jenni Hermoso sem consentimento durante a premiação das vencedoras da Copa do Mundo Feminina, no último dia 20 de agosto. Leia o comunicado assinado por Pedro Rocha, interino da entidade máxima do esporte no país ibérico.


 

Jenni Hermoso Seleção Espanhola Boicote Jorge Vilda Real Federação Espanhola Luis Rubiales Seleção Feminina técnico

Leia também

Léo Condé não resiste à pressão e é demitido do Vitória


Presidente da LALIGA crava Mbappé no Real Madrid: “Será...”


Paulinho fala sobre Palmeiras na Libertadores: “Pedra no sapato”


Vasco tem acordo encaminhado com o português Álvaro Pacheco


Taylor Swift quase atrapalha tradição do Real Madrid em finais de Champions


Luciano detalha briga com Diniz em São Paulo x Fluminense: “Jamais...”