Relembre os comandantes da Amarelinha da conquista dos cinco títulos mundiais! - GettyImages/Rafael Ribeiro (CBF)
ESPECIAL SPORTBUZZ

Saiba como estão os técnicos que foram campeões do mundo com a Seleção Brasileira!

Ao todo, cinco profissionais tiveram a felicidade de levantar a tão sonhada taça da famigerada competição!

Pedro Ungheria Publicado em 11/05/2020, às 11h08 - Atualizado às 12h05

Quando falamos em Seleção Brasileira, uma das palavras que vêm à nossa cabeça é ‘respeito’. Considerada uma das maiores produtoras de craques da história do futebol, a Canarinho sempre foi vista como favorita na maioria das competições que disputou. O fato de contar com nomes de tamanha expressividade, comandantes magistrais e a famosa ‘ginga brasileira’ sempre foram diferenciais na hora de fazer valer dentro das quatro linhas.

Prova disso são os inúmeros títulos, como Copa América, Copa da Confederações, Olimpíadas e a mais cobiçada de todas, a Copa do Mundo, que para nossa alegria, seguimos no topo como a maior detentora de títulos deste torneio. Ao todo, foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Bom, já que entramos no assunto, vamos relembrar um pouco das vezes em que erguemos a tão sonhada taça? Os capitães, todo mundo lembra, os goleadores, camisas 10, isso tudo é claro para muitos torcedores. Mas e os técnicos? Quem aí se lembra dos profissionais que comandaram nossos renomados elencos em busca destes títulos? Não se preocupe, nós do SportBuzz vamos te ajudar!

Começando por 1958, a Seleção Brasileira foi comandada dentro de campo pelo grandioso Pelé! Isso não é dúvida para ninguém! Mas fora dos gramados, quem deu cara aos esquemas táticos e fez com que a engrenagem girasse foi Vicente Feola. O primeiro campeão do mundo com o Brasil faleceu em 1975, 17 anos após a conquista.

Vicente Feola foi o primeiro campeão do mundo com o Brasil (Transmissão/Youtube)

 

Seguindo para 1962, ano em que Mané Garrincha mostrou para o mundo do futebol sua habilidade, tivemos como treinador Aymoré Moreira, o comandante da Canarinho deixou claro que estava se desenhando uma das maiores potências da história do futebol. Ele faleceu em 1998, 36 anos depois de levar o bicampeonato para o Brasil.

Aymoré Moreira foi o segundo campeão do mundo com o Brasil (Transmissão Youtube)

 

Prestando essa homenagem de agradecimento aos que se foram, vamos falar dos que continuam entre nós! O próximo título aconteceu em 1970, quando todos conheceram o verdadeiro Esquadrão do Futebol, a primeira seleção a ser tricampeã na história do torneio.

Na ocasião, além de um time prestigioso, um dos maiores futebolistas e técnicos da história do Brasil estava sob o comando do banco de reservas. Estamos falando de Zagallo! Atualmente com 88 anos, o astro segue sendo uma figura expressiva tanto na CBF, quanto no mundo dos esportes, por todos os feitos e bordões que eternizou! Como ele mesmo diria: “Vocês vão ter que me engolir”.

Zagallo foi tricampeão com a Seleção Brasileira (GettyImages)

 

Depois de alguns anos na fila, o Brasil voltou a vencer! O tetra veio em 1994, 24 anos depois do título de Zagallo. Nesta edição da Copa do Mundo, a Canarinho contava com o baixinho que estava revolucionando o futebol, Romário. Porém, para que o time funcionasse, o responsável pelo ato foi Carlos Alberto Parreira. Nos dias de hoje, o comandante está com 77 anos e segue inserido no mundo dos esportes, principalmente da Seleção Brasileira, mas longe dos holofotes das mídias.

Parreira foi tetracampeão com a Seleção Brasileira (GettyImages)

 

Por fim, chegamos ao tão esperado e comemorado pentacampeonato! Em 2002, o Brasil desembarcou do outro lado do mundo com um time dos sonhos. Rivaldo, Ronaldo, Cafu, Denilson, Vampeta… quantos craques! Isso só podia ter um final, não é mesmo? O título veio contra a Alemanha e naquele ano a Seleção Brasileira incorporou o espírito da famosa ‘Família Scolari’. Na ocasião, Felipão foi o responsável pelo comando e por transformar a concentração em um verdadeiro ambiente familiar.

Ainda na ativa, Felipão está com 71 anos e trabalhando com o futebol até os dias de hoje! O último clube que dirigiu foi o Palmeiras, mas já deu entrevistas que não deve se aposentar, o que nos faz acreditar que o comandante ainda pode treinar algum time antes de oficializar o fim de sua carreira profissional.

Felipão foi o responsável pelo comando no Japão, em 2002 (Rafael Ribeiro/CBF)

 


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Felipão Zagallo Carlos Alberto Parreira Felipão Zagallo Vicente Feola Aymoré Moreira Seleção Brasileira copa do mundo Carlos Alberto Parreira

Leia também

Ex-Liverpool critica Casemiro após goleada: "Vai para a MLS ou Arábia…"


Técnico do Borussia faz alerta ao PSG: “Se for preciso...”


É oficial! Fluminense anuncia retorno de Thiago Silva


Fluminense anuncia Thiago Silva, e torcida vai à loucura; veja!


Resgate de Renato Portaluppi é mostrado pela filha do técnico


Giuliano critica jogos em meio à tragédia no RS: “Preço de uma vida?”