Ary Borges, volante da Seleção Brasileira - Getty Images
COPA DO MUNDO!

Quem é Ary Borges, autora de hat-trick pela Seleção Brasileira na Copa

Ary Borges foi a responsável por anotar três dos quatro primeiros gols da Seleção na Copa do Mundo 2023; jogadora foi criada pela avó e ganhou a Libertadores com o Palmeiras em 2022

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 24/07/2023, às 10h23 - Atualizado às 11h07

Nesta segunda-feira, 24, Ary Borges conduziu a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2023. Diante do Panamá, a jogadora anotou os dois primeiros gols do confronto, deu assistência para Bia Zaneratto cravar o terceiro e encerrou a sua participação no duelo com um hat-trick no 4 a 0. A craque conquistou tudo isso em sua primeira partida em Copas do Mundo!

O feito colocou Ary Borges em pé de igualdade com Pretinha e Sissi (1999) e Cristiane (2019) como únicas jogadoras a balançarem a rede três vezes em uma partida de estreia de Copa do Mundo. Além disso, ela foi a primeira jogadora desde Marta, em 2003, a cravar um gol em seu primeiro jogo na carreira em Mundiais da FIFA.

A paixão da meio-campista pelo futebol foi influenciada pelos primos e pelo tio, que também é amante do esporte. Nascida em São Luís, do Maranhão, Ary intensificou ainda mais o seu amor após se mudar para São Paulo. Ela foi criada pela avó e só conheceu os pais aos 10 anos de idade, quando optou por viver com eles na terra da garoa.

“Meu pai conta que queria um menino para jogar futebol com ele, então amou [eu] ser uma menina que amava jogar futebol”, revelou a camisa 17 ao “GE”. “Meu pai foi uma pessoa muito ativa no processo. Depois que a gente se conheceu, ele me levava para jogar. Acordava cedo para me levar. Descobriu o Centro Olímpico, meu clube formador. Minha família foi um diferencial muito grande”.

Ary Borges no Palmeiras (Créditos: Getty Images)

 

A atleta também coleciona passagens pelo Sport e pelo São Paulo, mas foi no Palmeiras que ela ganhou destaque. Em 2022, Ary Borges foi campeã da Copa Libertadores com o Verdão; no mesmo ano, também faturou a taça da Copa América, realizada na Colômbia. Em 2023, ela foi transferida para o Racing Lousville, dos Estados Unidos.


 

Fifa Brasil Seleção Brasileira Panamá Palmeiras Fase de Grupos copa do mundo Ary Borges

Leia também

Marcelo Paz admite atual “período pesado” do Fortaleza


Haaland marca dois, City bate Tottenham e lidera a Premier League


Após 12 dias, Internacional volta a treinar e reúne torcedores


Léo Condé não resiste à pressão e é demitido do Vitória


Presidente da LALIGA crava Mbappé no Real Madrid: “Será...”


Paulinho fala sobre Palmeiras na Libertadores: “Pedra no sapato”