Jogadores do Palmeiras comemorando o gol diante do Ceará no Brasileirão - Cesar Greco/Palmeiras/Flickr
BRASILEIRÃO!

Palmeiras vence o Ceará e amplia vantagem na liderança do Brasileirão

Palmeiras jogou fora de casa sua primeira partida do returno do Brasileirão, e mostrou que continua com a mesma garra de conquistar o título da competição

Redação Publicado em 30/07/2022, às 18h35 - Atualizado às 21h56

O Palmeiras visitou o Ceará na tarde deste sábado, 30, na Arena Castelão, em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão. O objetivo da equipe Alviverde era muito claro: vencer para somar os três pontos e abrir uma diferença ainda mais para os demais adversários. Focados e com o futebol forte, o time levou para casa a vitória por 2 a 1.

Vale lembrar que nos últimos dez jogos que foram disputados entre as equipes, o Palmeiras venceu seis vezes, o Ceará três e somente um empate foi para a conta. Na estreia dos times nesta edição do Brasileirão, durante o primeiro turno, o time cearense foi até o estádio do Allianz Parque e se deu melhor, vencendo o adversário por 3 a 2.

O jogo

Primeiro tempo

Com somente dois minutos de bola rolando, o Ceará subiu a marcação e recuperou a bola no campo de ataque. Na jogada feita por Mendonza pelo lado direito, ela sobrou para Vina, que deu entrada da área e arriscou o chute, mas Weverton fez a defesa no meio do gol. Ainda, Messias antecipou o passe de Piquerez e tocou de novo para Mendonza, que chutou muito longe.

Aos sete, quase que o gol do Palmeiras saiu! Veiga tocou a bola para Dudu, que pegou e partiu para cima da marcação. O camisa 7 do Palmeiras invadiu a área, chutou rasteiro e João Ricardo fez uma boa defesa. Depois, Cléber fez uma boa jogada individual pelo lado esquerdo e tocou para Bruno Pacheco, que cruzou para a área, mas Weverton saiu do gol e ficou com a bola.

Palmeiras vence mais uma no Brasileirão e mantém liderança (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/Flickr)

 

No lance seguinte, Weverton cobrou o tiro de meta, López ganhou do zagueiro e tocou de cabeça para Gustavo Scarpa. O camisa 14 encontrou Dudu dentro da área, mas o atacante do Palmeiras não conseguiu alcançar a bola a tempo. Ainda que tivesse chegado, a arbitragem já tinha marcado o impedimento de Scarpa no início do lance.

Com 27 minutos, Gustavo Scarpa abriu o jogo para Dudu, que cortou para o meio e devolveu para ele. De primeira, o meia do Palmeiras chutou, a bola desviou e ganhou o escanteio. A ação dessa dupla rendeu, já que três minutos depois o Palmeiras abriu o placar com a jogada deles, ficando na frente do marcador e levando os pontos até aqui.

Scarpa recebeu a bola de Dudu, cortou para a perna direita e chutou. João Ricardo espalmou, e no rebote, Dudu só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e fazer com que o Palmeiras abrisse o placar no Castelão. O lance até foi checado na cabine do VAR para analisar uma possível irregularidade, mas estava tudo certo.

Aos 38, Weverton fez um bom lançamento para Dudu, que fez a jogada individual dentro da área do Ceará. O camisa 7 do Palmeiras tocou para Scarpa, que devolveu o passe. O atacante do Palmeiras tentou fazer o cruzamento, João Ricardo tocou na bola e tirou o perigo. No entanto, o árbitro já tinha marcado o impedimento.

Com 45, mais um do Palmeiras! Scarpa recebeu a bola pelo meio e encontrou um ótimo passe para José López. O atacante do Palmeiras ficou sozinho com João Ricardo e marcou o segundo gol do Palmeiras no jogo e o primeiro gol dele com a camisa do Alviverde desde a sua chegada.

Fim do primeiro tempo!

Segundo tempo

Na volta do intervalo, aos nove minutos, Piquerez recebeu na esquerda e cruzou para dentro da área do Ceará. A bola passou por todo mundo até chegar em Dudu. O camisa 7 tentou fazer a jogada individual, mas acabou perdendo a bola. Depois, Scarpa fez a tabela com López na entrada da área e arriscou o chute, com ela explodindo no travessão. Na sequência, de voleio, o camisa 14 chutou, mas foi para fora.

Aos 23, Diego recebeu pelo meio, ajeitou para perna esquerda e soltou uma bomba. Weverton se esticou todo e colocou ela para escanteio. Ainda, Bruno Pacheco inverteu o jogo para Vina, que tentou colocar para a bola dentro da área do Palmeiras, mas a defesa do time paulista estava ligada no lance e mandou ela para escanteio.

Três minutos depois, Scarpa fez o cruzamento para dentro da área, a bola sobrou para Zé Rafael, que chutou. Gustavo Gómez desviou de letra, ela bateu na trave e voltou direto para o meio da área. Murilo colocou para o fundo da rede, mas a arbitragem já estava marcando o impedimento, com a jogada sendo anulada.

Com 32, depois da cobrança de falta, Vina pegou o rebote dentro da área, driblou Danilo e caiu na área após ter um choque com o volante. Bem em frente dali, Daronco marca o pênalti para o Ceará. Na cobrança, Mendoza bateu bem forte no meio do gol e descontou para o Ceará, deixando a partida ainda mais quente no Castelão.

Aos 40, depois da cobrança de escanteio, Vina fez o cruzamento para dentro da área, Diego cabeceou e Weverton impediu que o gol de empate do Ceará saísse. Depois disso, o Ceará subiu a marcação e não deixou o Palmeiras sair jogando. Nisso, Vina fez a jogada individual pelo meio e abriu para Vásquez. O atacante do Ceará fez o cruzamento, Weverton saiu do gol e ficou com ela.

Fim de jogo!

Comandante não gostou

Apesar de ter somado os três pontos e aumentado a diferença para os adversários na tabela de classificação, o treinador da equipe Alviverde, Abel Ferreira, não ficou satisfeito com o que viu do árbitro Anderson Daronco durante os 90 minutos de partida, e disse estar receoso com o que vai acontecer até o final da competição.

"Há títulos, prestígio, dinheiro e, acima de tudo, o nosso trabalho. Na última conferência disse que gostaria que esse campeonato fosse decidido dentro das quatro linhas por duas equipes, mas começo a ficar com algumas dúvidas. Mas vamos continuar fazendo o que controlamos", disse o treinador sobre o que não gostou de ver em campo.


 

Palmeiras Ceará Campeonato Brasileiro Brasileirão

Leia também

São Paulo e Palmeiras fazem clássico sem gols no Brasileirão


Ronaldo concretiza venda de SAF do Cruzeiro e se despede: “Dever cumprido…”


Revelado pelo Grêmio, atacante comemora retorno após lesão: “Muito feliz”


Gum fala sobre aposentadoria, família e trajetória no futebol


Abel Ferreira e diretor do São Paulo fazem as pazes antes do Choque-Rei


Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona