Kaká comenta sobre treinadores estrangeiros na Seleção - Getty Images
OPINIÃO POLÊMICA

Kaká se posiciona contra treinadores estrangeiros na Seleção Brasileira: "Seleção é muito cultural"

Em uma entrevista, o melhor jogador do mundo em 2007 associa que a "amarelinha"faz parte da cultura do país

Marcello Sapio Publicado em 23/03/2020, às 15h56

Melhor jogador do mundo em 2007, Kaká concedeu entrevista exclusiva para o programa Fox Sports Rádio, via Skype, devido a recomendação da OMS de isolamento social.

A discussão do programa era sobre se a Seleção Brasileira deveria ter, ou não, um treinador estrangeiro, levando em conta o sucesso recente de Jorge Jesus e de Jorge Sampaoli, nos comandos de Flamengo e Santos, respectivamente.

O ex-jogador deu uma opinião que criou uma certa polêmica: "Enxergo estrangeiro na Seleção, mas acredito que deveríamos fazer todas as tentativas de alto nível possível dentro da nossa possibilidade como treinador nacional. Falo isso porque acho que Seleção é muito cultural, sou um dos críticos à naturalização do jogador. Entendo, todo mundo tem importante de jogar uma Copa, entendo esse lado, mas sou crítico"

Kaká, que jogou três Copas do Mundo pelo Brasil, além de conquistar o penta, em 2002, completou o seu argumento: "Seleção é muito cultural. Se eu chego num país aos 20 anos, não entendo o que aqueles meninos passaram na infância. No campo é profissional, entendo, mas na minha opinião Seleção é parte da cultura. Quando o treinador souber de onde os meninos vieram, quando tiver o entendimento do Brasil e do brasileiro acho mais legal".

Na história, apenas cinco jogadores não nascidos no Brasil defenderam a Seleção Brasileira, a maioria na primeira metade do século passado. O caso mais recente foi a convocação do meio-campista Andreas Pereira, que é filho de brasileiros e nasceu na Bélgica.

Já no comando técnico, apenas dois treinadores estrangeiros já comandaram a "amarelinha", mas foram curtas passagens.

O primeiro foi Joreca, treinador português em 1944, ficando à frente, junto com o técnico brasileiro Flávio Costa, em dois amistosos contra o Uruguai, com duas vitórias para o Brasil.

O segundo foi o argentino Filpo Nuñez, que foi o treinador do Brasil por apenas um jogo, quando o Palmeiras representou a Seleção Brasileira, na estreia do Mineirão, em 1965. O jogo acabou em 3 a 0 para o Brasil.


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Kaká Seleção Brasileira jorge jesus Kaká Flamengo

Leia também

Real Madrid opera milagre, vence Bayern de virada e vai à final


Botafogo: John destaca importância do jogo contra a LDU


Xabi Alonso pede atenção ao Bayer na Liga Europa: “Não esquecemos...”


Sport: Lucas Lima enaltece trabalho de Soso e projeta acesso


Após derrota do Flamengo, Fabrício Bruno pede desculpas à torcida


Presidente do Grêmio detona continuidade do Brasileirão