Fifa toma atitude em relação a Copa do Mundo de 2026; veja detalhes - GettyImages
EITA!

Fifa toma medida e faz grande mudança para Copa do Mundo de 2026

A Fifa tomou uma medida importante em relação ao modelo de disputa e promoveu algumas mudanças para a Copa do Mundo de 2026; veja detalhes

Redação Publicado em 14/03/2023, às 11h19

A Fifa tomou uma atitude importante sobre o futuro da Copa do Mundo de 2026. Antes mesmo do Catar, a entidade já pensava em um novo modelo de disputa e esperava concretizar essa nova ideia depois do Mundial de 2022. Com isso, nesta terça-feira, 14, por meio de seu principal conselho, em Kigali, capital de Ruanda, a organização decidiu por diminuir o número de grupos e aumentar o número de jogos da competição. 

Anteriormente, a ideia era de que a Copa do Mundo de 2026 fosse disputada com 16 grupos e três seleções estariam em cada um deles. Com isso, os 64 jogos do tradicional mundial subiriam para 80 partidas. No entanto, com essa nova mudança, a Fifa decidiu por colocar 12 grupos e ter quatro seleções em cada um destes agrupamentos. A ideia para essa alteração veio logo após o encerramento do campeonato mundial realizado no Catar. 

A justificativa é de que com quatro seleções nos grupos, as seleções evitarão combinações de resultados e o formato fará com que o futebol ofensivo seja mais praticado. Além disso, com a mudança, a Copa do Mundo de 2026 terá cerca de 104 partidas e as seleções que sonharem com o título da competição vão precisar fazer oito jogos ao invés de sete.  

Essa confirmação da alteração na forma de disputa do próximo mundial veio depois de um longo debate do Conselho da Fifa. Após a reunião na capital de Ruanda, a entidade definiu que o Mundial de 2026, que será dividido entre Canadá, EUA e México, será o maior da história em relação ao número de seleções participantes da competição. 

Gianni Infantino é o presidente da Fifa e está promovendo uma série de mudanças na Copa do Mundo (Crédito: GettyImages) 

Na próxima quinta-feira, 23, mais novidades deverão surgir e a principal delas provavelmente será a reeleição de Gianni Infantino. A tendência é de que ele siga no comando da Fifa por mais quatro anos e deixe o cargo em 2027. 


 

copa do mundo Fifa

Leia também

Klopp se despede do Liverpool e exalta Guardiola: "Melhor do mundo"


Paysandu e Amazonas fazem jogo movimentado, mas empatam na Série B


Thiago Motta mantém mistério sobre futuro e se aproxima da Juventus


Reus se despede do estádio do Dortmund com gol 100!


Phil Foden é anunciado craque da Premier League


Gabigol se reapresenta no Flamengo e tem novo número definido