Dia dos Povos Indígenas - Reprodução / Instagram
DATA ESPECIAL!

Dia dos Povos Indígenas: times brasileiros celebram data importante

Dia dos Povos Indígenas lembra a luta pela preservação da cultura e dos costumes; times ao redor do Brasil homenageiam data importante

Redação Publicado em 19/04/2024, às 11h29

O dia 19 de abril é marcado pela celebração do Dia dos Povos Indígenas no Brasil. Criado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei nº 5.540, de 1943, a data era conhecida como Dia do Índio, até que no dia 8 de julho de 2022, o nome foi alterado, como promulgação da Lei nº 14.402.

A data é marcada pela luta e reivindicações dos povos indígenas. Como apoio ao apelo dessas tribos e pessoas, a Confederação Brasileira de Futebol organizou em 2023 a Copa da Floresta, formada por 36 cidades, organizada por ligas filiadas à Federação Amazonense de Futebol. A vencedora foi Tefé, cidade ribeirinha com pouco mais de 59 mil habitantes. A edição de 2024 já está confirmada e começa em junho.

Para comemorar e homenagear o Dia dos Povos Indígenas, alguns times no Brasil aproveitaram para usar suas redes sociais para dar visibilidade à data. Corinthians, Palmeiras, Paysandu, entre outros. Além disso, torcedores e torcidas organizadas também fizeram questão de mostrar seu apoio.

Veja:

Hoje, 19 de abril, é o Dia dos Povos Indígenas! ⚪🔵

A cultura, os direitos e a luta dos nossos povos originários devem ser sempre relembradas e vivas na nossa história e na sociedade! 🏹🐺#OMaiorCampeãodaAmazônia pic.twitter.com/vlrslD97Yz

— Paysandu Sport Club (@Paysandu) April 19, 2024

Dia dos Povos Indígenas!

Assim como em toda América, principalmente no Brasil, o verdadeiro povo originário. Simbolo de FORÇA e luta, principalmente pelos seus direitos.

A torcida Força Flu os adotou também como algo simbólico em nossa história. pic.twitter.com/K1W0AGohuu

— FORÇA FLU (@oficialforcaflu) April 19, 2024

 

cbf futebol Paysandu Dia dos Povos Originários Corinthians Palmeiras

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco