Confira as zebras que surpreenderam na Copa do Brasil - GettyImages
COPA DO BRASIL!

Copa do Brasil: olha a zebra! Confira os times que já surpreenderam no torneio

Saiba quais foram as zebras que surpreenderam na Copa do Brasil

Redação Publicado em 01/06/2021, às 14h41 - Atualizado às 16h10

A Copa do Brasil é o torneio mais charmoso do futebol nacional. Englobando cerca de 92 times, a competição, depois do Brasileirão, é a mais disputada no território canarinho e também é a que dá mais brecha para que uma zebra surpreenda e seja campeã do torneio. 
 
 
Por ter um caráter eliminatório e ser decidida em apenas dois jogos em cada fase e, dependendo da altura do torneio apenas uma partida, a Copa do Brasil dá espaço para que os times considerados zebras possam levar o troféu para casa. Atualmente, além do título, o torneio também representa parte importante nas finanças dos clubes brasileiros. 
 
Desta forma, seja um time de série A ou de série C, estar na Copa do Brasil representa muito para os clubes, tanto para o fluxo de caixa como também para seu fortalecimento como marca no futebol nacional. Com isso, times como Asa de Arapiraca, Paulista, Criciúma e tantos outros considerados zebras, acabaram se aproveitando da oportunidade para serem campeões. 
 
Com as fases mais agudas da Copa do Brasil chegando, o SportBuzz separou algumas equipes que foram campeãs do torneio, mas antes de cada edição eram vistas como zebras. Confira cinco momentos que foram inesquecíveis para o futebol brasileiro na competição mais charmosa do país. 

 

1991 - CRICIÚMA! 

 
Conhecido como o "Esquadrão Imortal", o Criciúma fez história na Copa do Brasil de 1991. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que ainda era desconhecido em território nacional, os catarinenses eliminaram clubes como Atlético-MG, Goiás e Remo até chegar a decisão do torneio.
 
Na grande final, o Criciúma teve pela frente o Grêmio, com dois empates em 1 a 1 na ida e 0 a 0 na volta, o time de Felipão jogou com o regulamento embaixo do braço e levou a Copa do Brasil para a sua sala de troféus. 
 

1999 - JUVENTUDE! 

 
Um dos times inesquecíveis e que foi considerado como zebra da Copa Brasil de 1999, acabou sendo o Juventude. A equipe gaúcha, antes de chegar na final, goleou o Fluminense nas oitavas, eliminou o Corinthians nas quartas, passou pelo Bahia nas semifinais e chegou até a final para enfrentar o Botafogo. 
 
Contra o Glorioso, o Juventude venceu por 2 a 1 na primeira partida e, em pleno Maracanã, segurou os rivais cariocas e levou o título da Copa do Brasil com um empate por 0 a 0. Desta forma, os gaúchos acabaram, além da conquista do torneio, conseguindo uma vaga para a Libertadores de 2000. 
 

2004 - SANTO ANDRÉ! 

 
Uma das grandes surpresas da Copa do Brasil com toda certeza foi o Santo André. Em 2004, a equipe do "ABC paulista", conseguiu levar o título da competição e eliminar times como Palmeiras e Atlético-MG até chegar a final do campeonato, quando enfrentou o Flamengo. 
 
Nos dois jogos diante dos rivais cariocas, o Santo André mostrou uma grande força para superar todo o favoritismo colocado em cima dos rubro-negros.  No confronto de ida, os paulistas empataram por 2 a 2 no Palestra Itália e depois conquistaram a competição com uma vitória histórica em cima do Flamengo, no estádio do Maracanã, por 2 a 0. 
 

2005 - PAULISTA!

 
O Paulista até os dias de hoje é considerado uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. Em 2005, o time comandado por Vagner Mancini eliminou logo de cara o Juventude, depois, nas fases seguintes, enfrentou Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro. 
 
A equipe de Jundiaí passou por todos os rivais e chegou à final para encarar o Fluminense. Contra o Tricolor das Laranjeiras, o Paulista venceu por 2 a 0 em seus domínios e, no estádio de São Januário, empatou com os adversários cariocas para levar o título da competição. 
 

2008 - SPORT!

 
O Sport foi outro clube que surpreendeu na Copa do Brasil. O Leão da Ilha teve pela frente Palmeiras, Internacional e Corinthians no torneio e acabou levando o título da competição para Pernambuco. Sob o comandou de Carlinhos Bala, os rubro-negros conseguiram uma grande virada diante do Timão na decisão do torneio. 
 
Realizada em duas partidas, na primeira o Sport perdeu para o Corinthians por 2 a 1. No jogo de volta, realizado na Ilha do Retiro, os pernambucanos venceram os paulistas por 3 a 0 e conquistaram pela primeira vez na história do clube a Copa do Brasil.

Felipão Vagner Mancini Paulista Santo André Sport Copa do Brasil Juventude Criciúma

Leia também

CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”


Crystal Palace atropela Manchester United pela Premier League


Raniele admite posição de liderança no Corinthians: “Bem tranquilo”


Estêvão marca de pênalti e revela inspiração em Veiga: “Um exemplo”


Al-Hilal vence clássico contra Al-Ahli e encaminha título saudita