COI quer excluir atletas russos de competições internacionais - Getty Images
MEDIDAS EXTREMAS!

COI quer excluir atletas russos de competições internacionais

Comitê Olímpico Internacional (COI) pretende excluir atletas da Rússia e da Bielorrússia de competições internacionais em razão do conflito entre o país e a Ucrânia

Redação Publicado em 28/02/2022, às 17h47

A Rússia continua recebendo punições no meio esportivo devido aos ataques que vem realizando na Ucrânia nos últimos dias. Além da seleção nacional de futebol ter sido excluída oficialmente da Repescagem para a Copa do Mundo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou a exclusão de atletas russos de competições internacionais.

A recomendação prevê que atletas da Rússia e da Bielorrússia não possam participar de competições esportivas internacionais, mas, caso a exclusão destes atletas não seja possível, os mesmos não poderão defender sua bandeira e nem cantar o seu hino, como já aconteceu com a Rússia nas Olimpíadas de Tóquio.

Show Player

 

CANAL - SPORTBUZZ: 

A atual guerra na Ucrânia, entretanto, coloca o Movimento Olímpico em um dilema. Enquanto atletas da Rússia e da Bielorrússia estão aptos a participar de eventos esportivos, muitos atletas da Ucrânia estão impedidos de fazê-lo por conta do ataque ao seu país”, escreveu o COI.

A entidade também definiu que não devem ocorrer eventos esportivos nos territórios da Rússia e da Bielorrússia enquanto a guerra ainda estiver acontecendo. O comitê citou que a invasão à Ucrânia foi um desrespeito à Trégua Olímpica e retirou a Ordem Olímpica de Vladimir Putin, e de outros dois membros do comitê olímpico russo.

Thomas Bach na cerimônia de encerramento dos jogos de inverno - Getty Images

 

FIFA E UEFA SUSPENDEM RÚSSIA DE COMPETIÇÕES

Com a decisão em conjunto da Uefa e Fifa, os principais clubes da Rússia e a seleção russa de futebol não vão poder participar dos maiores torneios de futebol do mundo. Copa do Mundo, Eurocopa, Europa League e Champions League não vão estar mais no calendário futebolístico do país, pelo menos até que a guerra contra a Ucrânia tenha um desfecho. 

IOC Executive Board recommends no participation of Russian and Belarusian athletes and officialshttps://t.co/XZyLIi11XR

— IOC MEDIA (@iocmedia) February 28, 2022

 

COI Ucrânia Rússia Olimpíadas

Leia também

Felipe Melo derruba Breno Bidon após gol do Corinthians e gera revolta


Renato Gaúcho explica saída precoce contra Bahia e desabafa: “Tirei…”


Bahia zomba Renato Gaúcho após tirar reservas de campo: “Calma, calabreso”


Corinthians atropela Fluminense na Neo Química e respira no Brasileiro


Cruzeiro vence Vitória com tranquilidade no Mineirão pelo Brasileirão


PSG chega ao 12º título francês sem nem precisar entrar em campo