Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CRISE!

Fifa retira Rússia da Copa do Mundo; saiba mais!

Com invasão à Ucrânia, Fifa deve seguir a linha de outras entidades do esporte mundial e provavelmente tomará medida rígida contra Rússia para Copa do Mundo

Redação Publicado em 28/02/2022, às 12h54 - Atualizado às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa está prestes a tomar uma decisão histórica em relação a participação da Rússia na Copa do Mundo - GettyImages
Fifa está prestes a tomar uma decisão histórica em relação a participação da Rússia na Copa do Mundo - GettyImages

A Fifa anunciou uma série de sanções à Rússia como a não utilização da bandeira e hinos em competições oficiais da entidade, além da proibição da realização dos campeonatos em solo russo. Mas ela não parou apenas nessas medidas e excluiu o país da Copa do Mundo do Qatar, que será realizada ao final deste ano de 2022. 

A notícia foi dada primeiramente pelo "Globo Esporte" e a Fifa confirmou na tarde desta segunda-feira, 28. O anúncio da exclusão da Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo e, consequentemente do Mundial, foi realizado em conjunto com a Uefa. A Fifa seguiu o exemplo que outras entidades do esporte internacional deram, onde excluíram a nação de suas respectivas competições. 

Canal - SportBuzz

De acordo com a publicação, a Rússia irá ficar de fora dos campeonatos organizados pela Fifa nas modalidades masculinas e femininas, além das categorias de base. A organização optou por seguir um caminho parecido com o do COI, que recomendou a exclusão de atletas russos e da Belarus de qualquer competição internacional, além da não realização de eventos no país. 

A Uefa, que foi a primeira a se manifestar sobre a invasão da Rússia à Ucrânia, já havia tomado uma série de atitudes contra os russos. A última e que chamou mais atenção foi a retirada da equipe feminina russa da disputa pela Eurocopa. O mesmo aconteceu nas competições que a Fifa organizou para este ano, incluindo a Copa do Mundo. 

Taça da Copa do Mundo
Fifa tomou uma atitude polêmica em torno da particapação da Rússia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo (Crédito: GettyImages)

Com a decisão da exclusão da Rússia das Eliminatórias e também do Mundial, ela não irá participar de qualquer torneio da Fifa e Uefa. Para a tomada desse escolha, as entidades vinham se reunindo internamente para tentar tomar a melhor decisão possível em torno de toda a guerra que está se iniciando no território ucraniano e possivelmente europeu. 

CONFIRA O QUE A FIFA PUBLICOU EM SEU SITE!

Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da FIFA e da UEFA até novo aviso", começou anunciando a Fifa.

"Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos"