Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXCLUÍDOS!

Fifa e Uefa suspendem Rússia de competições; veja as consequências

Clubes e time nacional da Rússia não poderão disputar qualquer tipo de competição organizada pela Uefa e também pela Fifa; confira detalhes

Redação Publicado em 28/02/2022, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rússia viu a Fifa e Uefa se posicionarem fortemente contra a invasão à Ucrânia - GettyImages
Rússia viu a Fifa e Uefa se posicionarem fortemente contra a invasão à Ucrânia - GettyImages

Uefa e Fifa anunciaram a exclusão de clubes e da seleção nacional da Rússia de qualquer tipo de competição organizada por uma das instituições. A opção pela eliminação dos russos do futebol em partidas internacionais se deu após a invasão à Ucrânia e a postura violenta de Vladimir Putin para conquistar o território ucraniano. 

Uefa e Fifa seguiram os caminhos tomados por COI e as outras grandes entidades do esporte mundial em relação à Rússia. Diversos eventos esportivos e também competições internacionais que iriam ser realizadas em território russo acabaram sendo adiadas ou até mesmo canceladas. Mas o que a decisão das duas maiores organizações do futebol mundial interfere diretamente para os russos? 

Canal - SportBuzz

Com a decisão em conjunto da Uefa e Fifa, os principais clubes da Rússia e a seleção russa de futebol não vão poder participar dos maiores torneios de futebol do mundo. Copa do Mundo, Eurocopa, Europa League e Champions League não vão estar mais no calendário futebolístico do país, pelo menos até que a guerra contra a Ucrânia tenha um desfecho. 

A primeira consequência, que é a de curto prazo, é a eliminação do Spartak Moscou da Europa League. O time estava na fase eliminatória da competição e ia enfrentar o Red Bull Leipzig. Além disso, a seleção feminina russa não poderá participar da Eurocopa, enquanto o masculino ficará de fora das Eliminatórias da Copa do Mundo e consequentemente do Mundial do Qatar. 

Taça da Copa do Mundo
Fifa tomou umaatitude polêmica em torno da particapação da Rússia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo (Crédito: GettyImages)

"Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da FIFA e da UEFA até novo aviso", começou anunciando a Fifa.

"Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".

Ou seja, com as decisões da Fifa e também da Uefa, não apenas o futebol profissional da Rússia foi afetado como também o de categoria de base. Competições como Eurocopa sub-17, sub-19, Eurocopa de Futsal sub-19, além dos torneios tradicionais não terão a participação dos russos e por tempo indeterminado. 

As medidas tomadas por Uefa e Fifa são indeterminadas e não possuem um período de tempo para serem finalizadas. Sendo assim, ainda não é possível saber quais serão os reflexos disso para a Rússia, mas a consequência imediata é o isolamento e falta de visibilidade das equipes e seleções nacionais russas para o mundo todo. 

VEJA QUAIS COMPETIÇÕES A RÚSSIA NÃO PODERÁ JOGAR!

  • Champions League;
  • Europa League;
  • Conference League; 
  • Eurocopa;
  • Nations League;
  • Eliminatórias para Eurocopa;
  • Eliminatórias para Copa do Mundo; 
  • Copa do Mundo;
  • Copa das Confederações;
  • Mundial de Clubes;
  • Campeonatos de Futsal organizados por Uefa e Fifa