O que mudou nas equipes de Barcelona e Bayern de Munique desde o histórico 8 a 2? - Getty Images
PARTIDA HISTÓRICA!

Barcelona x Bayern de Munique: O que mudou nas equipes desde o 8 a 2 em 2020?

Na última vez que as equipes se encontraram, os alemães aplicaram a maior goleada da história das quartas de final do torneio

Lucas Cesare Publicado em 13/09/2021, às 19h23 - Atualizado às 19h40

Pouco mais de um ano atrás, no dia 14 de agosto de 2020, o Bayern de Munique vencia o Barcelona por 8 a 2 nas quartas de final da Champions League, a maior goleada já registrada por um time nesta fase da competição e a maior derrota sofrida pelo Barcelona na história da Liga dos Campeões.

Aquela Champions terminaria com o título arrasador do Bayern de Munique, com 100% de aproveitamento, vencendo todos os jogos. A brilhante equipe, comandada por Hansi Flick, ainda acabaria se sagrando campeã de todas as competições que disputou na temporada, um feito histórico. O Barcelona, por sua vez, passou a temporada 19/20 sem levantar um único troféu.

De lá para cá, muita coisa mudou, uma temporada inteira já se passou e os times definitivamente não são mais iguais ao que eram antes. Por isso, o SportBuzz preparou para vocês um especial, mostrando tudo o que mudou nas equipes de Barcelona e Bayern de Munique pouco mais de um ano após o histórico 8 a 2:

 

TROCA DE TREINADORES

Começando pela comissão técnica, ambas equipes não possuem mais os mesmos treinadores que costumavam ter naquela época. Pelo lado do Barcelona, o comandante era Quique Setién, contratado do Real Bétis, que, após sete meses no comando do clube, não conseguiu obter sucesso no trabalho e foi demitido do cargo minutos após  o fatídico 8 a 2, dando lugar ao holandês Ronald Koeman, atual treinador do time.

Já o Bayern de Munique, após a temporada histórica realizada por Hansi Flick (que até então havia assumido como técnico interino), acabou optando por manter o alemão no cargo por mais uma temporada. Em 2020/21, o time conquistou as Supercopas da UEFA, e da Alemanha, além de mais uma Bundesliga, até que o treinador deixou o cargo para assumir a Seleção Alemã, sendo substituído por Julian Nagelsmann, então comandante do RB Leipzig.

17 vitórias em estreias na @ChampionsLeague 🔥

Esse é o tweet 🤩#UCL #MiaSanMia pic.twitter.com/FoxMwyYERH

— FC Bayern Brasil (@fcbayernbr) September 13, 2021

MUDANÇAS NOS TIMES

Com relação ao elenco, muita coisa também mudou em ambos os lados. Pelo lado do Barcelona, a equipe que foi à campo tinha: Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Sergi Roberto, Busquets, de Jong e Vidal; Messi e Suárez.

Dos 11 que iniciaram aquela partida, quatro não se encontram mais no time. São eles: Nelson Semedo, atualmente no Wolverhampton, da Inglaterra, Vidal, campeão italiano na última temporada com a Inter de Milão, Luis Suárez, atual campeão espanhol com o Atlético de Madrid e Lionel Messi, recém contratado pelo PSG.

Além destes, também entraram Antoine Griezmann e Ansu Fati. O primeiro retornou ao seu antigo clube, o Atlético de Madrid, e o segundo sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo e não atua desde novembro de 2020.

 

Já pelo lado do Bayern de Munique, os 11 que entraram em campo foram: Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Thiago e Goretzka; Gnabry, Müller e Perisic; Lewandowski. Também entraram durante o jogo: os franceses Tolisso, Coman e Lucas Hernández, o alemão Süle e o brasileiro Philippe Coutinho.

Dos 15 jogadores que atuaram, cinco não fazem mais parte do elenco: Boateng, recém contratado pelo Lyon, Alaba, que se transferiu ao Real Madrid nesta temporada, Thiago, contratado pelo Liverpool na temporada 20/21, Perisic, que retornou à Inter de Milão e Coutinho que retornou ao Barcelona, ambos estavam emprestados.

✨ Moda casual de luxo, tô chique, confortável
No estilo tchutchuco, Rei Bávaro, indomável 👔#UCL #FCBFCB pic.twitter.com/jlxQjodSWr

— FC Bayern Brasil (@fcbayernbr) September 13, 2021

REFORÇOS

Para a temporada que se inicia, o Barcelona contratou mais do que o rival bávaro. Apostando principalmente em jogadores em fim de contrato, o clube catalão se reforçou com as chegadas do zagueiro Eric García, além dos atacantes Kun Agüero, Memphis Depay e Luuk de Jong.

Já o Bayern de Munique apenas “roubou” algumas peças do RB Leipzig. Além do técnico Julian Nagelsmann, o clube ainda trouxe o zagueiro Upamecano e o meia Sabitzer, ambos de saída do rival alemão.


Barcelona Champions League Liga dos Campeões Bayern de Munique

Leia também

Internacional e Atlético-GO empatam no Beira-Rio pelo Brasileirão


Juventude e Athletico-PR empatam no Alfredo Jaconi pelo Brasileirão


Fortaleza e Bragantino empatam no Castelão pelo Campeonato Brasileiro


Felipe Melo derruba Breno Bidon após gol do Corinthians e gera revolta


Renato Gaúcho explica saída precoce contra Bahia e desabafa: “Tirei…”


Bahia zomba Renato Gaúcho após tirar reservas de campo: “Calma, calabreso”