Árbitro inglês aponta diferenças em apitar jogos de Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez - GettyImages
ÍDOLOS!

Árbitro inglês aponta diferenças em apitar jogos de Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez; confira!

Mark Clattenburg disse que precisou se adaptar aos diferentes estilos dos craques

Izabella Macedo Publicado em 08/05/2020, às 18h40

Você sabia que além de se prepararem fisicamente e estarem afiados nas regras do futebol, os árbitros também precisam estudar o estilo de jogo dos atletas?

O objetivo é entender melhor a movimentação e também como lidar com alguns que tenham o emocional um tanto quanto instável.

Em entrevista ao Sportsmail, o árbitro inglês Mark Clattenburg contou, de forma detalhada, quais foram suas primeiras impressões quando teve a oportunidade de trabalhar em partidas junto com grandes nomes do futebol mundial.

O árbitro revelou curiosidades do estilo de jogo do português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e da dupla de atacantes do Barcelona: Lionel Messi e Luis Suárez.

Sobre o CR7, Clattenburg ressaltou a capacidade do jogador em melhorar seu próprio jogo quando percebia que a equipe estava desmotivada.

"Admirei, acima de tudo, a sua capacidade de melhorar o seu jogo quando a equipe estava abaixo. Eu apitei jogos seus quando era um jogador jovem na Inglaterra, logo no Real Madrid e sempre entregou. Você sabia que estava compartilhando o campo com um jogador verdadeiramente único que poderia mudar o jogo em um instante", contou.

Para o árbitro, apitar um jogo estando tão perto de Lionel Messi era inacreditável, ainda mais porque facilmente perdia a bola de vista quando ela estava nos pés do argentino.

"Quando apitei pela primeira vez um jogo com Messi, realmente me comoveu. Estando tão perto, me lembro de ter pensado: 'Oh, meu Deus, isso é incrível'. Quando você apita, tem de normalmente olhar para a bola. Com ele, você podia, inclusive, perder a bola de vista, imagina como era para os defensores. Nunca se queixou, nunca disse nada. Tive que mudar a forma como analisava o jogo quando ele estava. Era tão hábil que os oponentes tratariam de detê-lo de diferentes maneiras, às vezes derrubando com o pé, às vezes com a parte superior do corpo", disse.

A primeira partida de Clattenburg com Luis Suárez já foi de se tirar o fôlego. O árbitro contou que em sua estreia ao lado do uruguaio, ele marcou nada mais, nada menos que quatro gols, o que o deixou muito impressionado.

"Minha primeira partida com ele foi pelo Ajax e ele marcou quatro gols. Quando cheguei em casa disse para os meus amigos: 'Que jogador, é incrível'. Tinha um lado sujo, como Diego Costa, mas com muito talento. Fiquei emocionado quando o Liverpool o contratou porque sabia que jogador incrível ele era. Ele sempre jogava no limite e você tinha que administrá-lo. Sempre falava em espanhol, mas, como já havia apitado em toda parte do mundo e sabia as palavras feias, sempre devolvia uma ou duas. Isso o surpreendia!", revelou.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Lionel Messi Luis Suárez Cristiano Ronaldo árbitro Barcelona Lionel Messi Luis Suárez Juventus Cristiano Ronaldo Mark Clattenburg

Leia também

Empresário de Vitor Roque dispensa empréstimo: "Sai vendido"


São Paulo: Luciano comemora gol pedindo doações para o RS


Léo Condé admite começo ruim do Vitória na temporada: “Difícil...”


Técnico do Girona rasga elogios a Savinho: "O melhor…"


Zubeldía destaca vitória do São Paulo e comenta de James: "Tomo as decisões…"


Rogério Ceni destaca atuação do Bahia e elogia: "Como na Fonte Nova"