Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino fez história na década de 90 - Getty Images
HISTÓRICAS!

Relembre a seleção de basquete medalhista olímpica e campeã mundial

A era do basquetebol feminino que encantou aos brasileiros. Lembra dessa época?

Gabriel Soria Publicado em 04/03/2021, às 11h10

Sendo conhecido como "País do Futebol", o Brasil sempre deu mais prioridade para esse esporte, deixando outros como basquete e vôlei de lado. Mas a Seleção Brasileira de basquetebol feminino, do final da década de 1990, encantou a todos que acompanharam sua trajetória e fizeram história.

Em 1994, o Brasil conquistou seu primeiro título mundial na história. Traçando um caminho muito difícil, a seleção teve que passar pelo "confronto da morte" contra os Estados Unidos para chegar à final da competição. A seleção americana, por mais que contasse com atletas mais jovens naquela competição, ainda era favorita, mas parou em Hortência, Magic Paula, Janeth e companhia. 

A trajetória na competição não foi fácil. O Brasil perdeu para a China, venceu bem a seleção de Cuba. No último jogo da fase de grupos, a seleção encarou a Espanha e o confronto foi um dos mais emocionantes do torneio. Estando atrás no placar durante toda a partida, as brasileiras não desistiram e, na reta final, contando com momentos inspirados de Janeth, conseguiram a virada, a segunda posição do grupo e uma vaga para a semifinal.

Aos que pensaram que a partida seria um massacre das americanas, a resposta brasileira começou a ser escrita desde o começo. Com efetividade, Janeth, Paula e companhia buscavam pontuar rápido, sem dar muito tempo para as norte-americanas se arrumarem na defesa, mas com o passar do tempo o jogo foi se equilibrando, até que no final do primeiro tempo o "trio de ouro" começou a brilhar e abriu dez pontos de vantagem.

Na segunda e última etapa, conforme o tempo ia passando, as jogadoras dos Estados Unidos começaram a ser vencidas pelo cansaço, perderam efetividade no ataque e intensidade na defesa, deixando muitas vezes Hortência e Paula livres para arremessar. Além das três principais jogadoras do Brasil, Alessandra, Cintia Tuiu, Leila Sobral e muitas outras tiveram papel fundamental durante a partida e levaram o Brasil a uma vitória por 110 x 107.

Na final, a Seleção teve a oportunidade de uma revanche contra a China. Depois de perder na fase de grupos, era a hora das brasileiras se provarem. E assim foi. Hortência, Magic Paula e Janeth combinaram para 70 pontos na partida e o Brasil venceu por 96 x 87 e se sagraram campeãs do torneio. Além disso, o Brasil quebrou uma sequência de 11 mundiais seguidos, que só eram vencidos por EUA ou URSS.

Hortência em quadra pela Seleção Brasileira.

 

Não satisfeitas em fazer história no Mundial, as atletas foram atrás de conquistar o Ouro Olímpico no ano de 1996, em Atenas. Após alcançar a sétima posição na edição anterior, em Barcelona, a seleção queria melhorar e evoluir a posição final.

O Brasil disputou a primeira fase em grupo formado por Canadá, Rússia, Japão, China e Itália, e venceu os quatro primeiros jogos com tranquilidade, e já classificado, teve jogo parelho contra a Itália vencendo por 75 x 73. 

Passando por Cuba, nas quartas, e Ucrânia, na semifinal, a Seleção Brasileira chegou a mais uma decisão, mas dessa vez contra a poderosa seleção Norte- Americana. Diferentemente do Mundial, Hortência e companhia, desta vez, saíram derrotadas, mas de cabeça erguida, com uma medalha de prata no pescoço e postulando o melhor desempenho do brasileiro em Olimpíadas na história do basquete feminino.


Basquete Feminino Brasil Campeãs

Leia também

Após nova eliminação, LeBron James deixa futuro em aberto: "Não tenho…"


NBA: Nuggets vencem Lakers e fecham série nos playoffs


Joel Embiid revela decepção com torcedores dos 76ers: “Desapontado com…”


NBA: Kawhi Leonard não tem previsão de volta aos Clippers após lesão


Donovan Mitchell faz duro alerta sobre o Cavaliers nos playoffs: “Nós não…”


NBA: Técnico do Minnesota Timberwolves sofre lesão após ser atropelado