Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PARABÉNS

Formiga completa 43 anos; conheça um pouco de sua trajetória!

A jogadora atua pela Seleção Brasileira há mais de duas décadas

Gabriel Soria Publicado em 03/03/2021, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formiga completa 43 anos e planeja ainda atuar pela seleção - Getty Images
Formiga completa 43 anos e planeja ainda atuar pela seleção - Getty Images

Com uma carreira extensa e histórica, Formiga completa nesta quarta-feira, 03 de março, seu aniversário de 43 anos. A atleta que por mais vezes vestiu a camiseta da Seleção Brasileira e jogadora do PSG Feminino desde 2017, chega aos 28 anos de carreira e promete não parar por aí.

Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como 'Formiga', é natural de Salvador, na Bahia. Desde pequena gostava de bater bola e, por volta de seus 12 anos, percebeu que tinha talento para seguir a carreira e começou a frequentar a escolinha de futebol. A única coisa que ela não estava preparada era para o preconceito que viria junto com o sonho. Sua mãe, Celeste, era quem mais a incentivava e ajudava a filha a ter ao menos a tentativa de conquistar um espaço e uma oportunidade no esporte.

"Uma das maiores dificuldades que eu encontrei no meu início no futebol foi justamente essa resistência do meu irmão. E minha mãe sempre dando aquele apoio" - comentou a jogadora em entrevista ao GE.

Mesmo com grandes dificuldades, Formiga chegou ao futebol profissional e então começou a escrever sua própria história. Iniciou sua carreira com apenas 15 anos e logo foi convocada para defender a Seleção Brasileira, onde permaneceu até hoje. São 28 anos defendendo a amarelinha e se engana quem pensa que a história para por aí. 

Formiga pelo Torneio She Believes

A carreira da atleta não é só longa, mas é vitoriosa também. Foram três Copas Libertadores (2011, 2013, 2014), um Mundial de Clubes (2014), três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003, 2007, 2015), uma Copa América (2018) e ainda mais.

Com sete participações em Copas do Mundo, a volante é a pessoa, entre homens e mulheres, que mais atuou na competição. Além disso, foram mais seis participações em Jogos Olímpicos. Mas títulos são apenas uma parte de uma grande história que inspira a tantos. História essa que continuará a ser escrita por mais algum tempo, já que a jogadora declarou que pretende continuar atuando ainda após os Jogos Olímpicos de Tóquio

Formiga é um exemplo de superação, dedicação e força de vontade para muitos. Dentro de um esporte que o investimento é maior no masculino do que no feminino, a luta não é só para chegar a um time profissional, mas para se manter, para ganhar espaço, visibilidade e representatividade, e nisso, a Formiga é e sempre foi formidável.