Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Amandinha (Jogadora de Vôlei)

Amandinha
Amandinha - Getty Images
Nome CompletoAmanda Juliana Campos Francisco
Como/pelo que é mais conhecidaJogadora de Vôlei
Data Nascimento16/08/1988
32 anos, 1 mês
Local NascimentoRecife, Pernambuco
Facebook Oficial Amandinha
Instagram Oficial Amandinha
Wikipedia Amandinha

Amandinha nasceu no dia 16 de agosto de 1988 em Recife, Pernambuco, mas cresceu em Natal, Rio Grande do Norte. Iniciou a carreira como jogadora de vôlei ainda quando criança, jogando em torneios estudantis. Passou por times como Natal Volley Club, Sport Club Recife e Fluminense.

Em 2004, foi convocada pela Seleção Brasileira e fez sua estreia em um torneio internacional ao disputar o Campeonato Sul-Americano na categoria Infanto-Juvenil, quando conquistou o ouro. No ano seguinte também conquistou o ouro no Campeonato Mundial Infanto-Juvenil. 

No início da temporada 2004-05, foi contratada pelo Rexona/Ades, time que atualmente é chamado de SESC-RJ. Pela equipe carioca, conquistou nove títulos consecutivos do Campeonato Carioca. Conquistou também o ouro nas edições de 2013, em Lima, e 2015, em Osasco no Campeonato Sul-Americano. 

Já com a Seleção Brasileira, Amandinha também tem um histórico vitorioso. Foi medalha de ouro no Montreux Volley Masters e no Grand Prix, ambos de 2017. Ouro também no Campeonato Sul-Americano em Cáli, 2017, e Cajamarca, 2019, e prata na Copa dos Campeões, em 2017, e na Liga das Nações, em 2019

Amandinha é casada com o preparador físico Tagor Barcellos desde maio de 2017.


Artigos relacionados a Amandinha