Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / E-SPORTS

Troféu de Phygital Games vai para o espaço

Torneio tem conceito PHYGITAL: jogos misturam físico e digital

Redação Publicado em 01/12/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe de Ronaldinho foi vice-campeã na edição passada - Divulgação
Equipe de Ronaldinho foi vice-campeã na edição passada - Divulgação

Existe uma nova modalidade competitiva que mescla atividades esportivas reais e virtuais, e está chegando com toda força no cenário internacional: o “PHYGITAL GAMES” que são competições que misturam esportes reais tradicionais físicos (“PHY” de Physical) com jogos de videogame virtuais (“GITAL” de digital). O conceito Phygital foi idealizado pela empresa Games of the Future, com sede na cidade de Kazan, República do Tartaristão, na Rússia.

Os jogos iniciam no videogame e terminam no esporte real tradicional, utilizando os mesmos atletas, que devem atuar de forma híbrida, competindo tanto como atletas de games como atletas de esportes reais. A estrutura da competição esbanja tecnologia e inovação com mais de 10 modalidades esportivas Phygital. O troféu dos vencedores é extremamente moderno, tem formato de um console de videogame com design que chama a atenção.

E para dar um toque ainda mais especial e espacial, a organização do evento promoveu uma atividade extremamente audaciosa e surpreendente: uma das taças de campeão dos Phygital Games foi enviada na manhã de hoje para o espaço! Sim, é isso mesmo: o troféu Phygital foi colocado em um foguete espacial e agora já está a caminho do espaço sideral.

Abaixo, o vídeo do lançamento do foguete que foi transmitido ao vivo pelo YouTube:


O Troféu iniciou sua trajetória na cidade de Moscou, passou por Kazan, chegou no Cosmódromo de Baikonur e na manhã de hoje 01/12/2023, a cápsula com o Troféu GOF foi lançada da Estação Espacial Internacional no foguete transportador Soyuz-2.1, Progress MS-25.

Como mensagem oficial ao público, a organização do evento Games of the Future, escreveu: “O símbolo do movimento Phygital mundial olhará para o planeta terra do espaço sideral”.

O evento mundial do GAMES of the FUTURE será realizado de 23 de fevereiro a 3 de março de 2024, com equipes de mais de 60 países e 2000 players competindo em 16 modalidades esportivas Phygital, com destaque para esportes tradicionais como:

➢ PHYGITAL FOOTBALL: jogos de futebol começam no videogame PS5 no jogo FIFA Volta e o placar do jogo virtual segue no escore do jogo na quadra, com mesmo formato no virtual e no real. O resultado final do jogo é o agregado de gols entre a partida no FIFA Volta e o jogo real de futebol 5x5 em quadra de grama sintética de 10 minutos.

➢ PHYGITAL Basketball: jogos de basquete começam no videogame no jogo NBA2k até 21 pontos e terminam na quadra com jogos 2vs2 de 10 minutos.

➢ PHYGITAL Hockey: jogos de hóquei no gelo começam no jogo EA NHL e também terminam na quadra com jogos 2vs2.

➢ PHYGITAL Racing: piloto começa no simulador com 3 voltas no videogame e depois faz 5 voltas num kart de corrida real.

➢ PHYGITAL MMA: jogo começa no Mortal Kombat e termina no ringue com uma luta de MMA.
Além dessas modalidades, o evento prevê: ➢ Torneio de CSGO e Laser Tag

➢ Battle Challenge de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ➢ Speedrun games: jogo Mario Bros.

➢ Corrida de drones.
Para garantir vaga no Mundial, as equipes devem disputar os eventos qualificatórios ou serem convidadas pela organização do evento com base no histórico de conquistas. A empresa Phygital Games Brasil, do empresário Paulo Ribas é a responsável pela seleção das equipes brasileiras.

Do Brasil, as equipes Vivo Keid Stars no Dota2, e Team Solid e Flamengo eSports no CSGO já participaram do torneio. Além deles, a R10 Team, do ex-atleta Ronaldinho Gaúcho, foi vice- campeã na edição realizada em maio de 2023 no Phygital Football representando o Brasil. E em outubro passado, a R10 organizou as equipes de Phygital Basketball da Espanha e de Phygital Football do Chile, conquistando o título em ambas as modalidades.

A previsão é que a partir de 2024, as competições oficiais de Phygital Games sejam realizadas em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, que almeja sediar o mundial de 2025 ou de 2026.