Ato de rebeldia é protesto contra injustiça cometida com o piloto no passado
Neste final de semana, a Fórmula 1 desembarca na Itália para competir na icônica pista de Monza, enfrentando de frente os fervorosos torcedores da Ferrari, conhecidos como tifosi. E a manifestação inicial da paixão e rebeldia dos fãs locais se fez presente hoje, quinta-feira (31), por meio de uma faixa estendida ao longo da reta dos boxes, proclamando "Felipe Massa, campeão do mundo de 2008".
O grupo de fãs Ferrari Club Caprino Bergamasco trouxe uma faixa com a inscrição original em italiano "Felipe Massa, campione del mondo 2008". Nela, além das palavras, o escudo da equipe e as cores vermelha e amarela da Ferrari foram incorporados, deixando claro sua afiliação à torcida da equipe. A faixa foi estendida para demonstrar apoio ao piloto brasileiro na pista de Monza.
Colocada de maneira proeminente e altamente visível, a faixa foi posicionada no centro da reta dos boxes, exatamente em frente à garagem designada para a equipe Ferrari. Vale lembrar que Felipe Massa era um dos pilotos da Ferrari em 2008 e acabou ficando a um ponto de conquistar o título, que acabou indo para Lewis Hamilton, que na época corria pela McLaren.
Esse incidente é apenas mais um episódio na discussão que tem se desenvolvido nos últimos meses, onde Felipe Massa busca meios legais para ser oficialmente reconhecido como o campeão mundial da temporada de 2008.
Naquela ocasião, Massa terminou como vice-campeão na pista, mas a situação tomou um novo rumo depois que Bernie Ecclestone, o ex-chefe da Fórmula 1, afirmou que estava ciente da manipulação de resultados pela equipe Renault durante o GP de Singapura daquele mesmo ano. Nesse incidente, a Renault orquestrou um acidente com o piloto Nelsinho Piquet, a fim de favorecer a vitória de Fernando Alonso e prejudicar as chances de Massa.
A polêmica só veio à tona em 2009, o que tornou impossível qualquer tipo de medida em relação aos resultados do esporte daquele ano. Na semana passada, Massa demonstrou estar chateado pela demora da FIA e FOM em responder suas perguntas, e ele até mencionou a possibilidade de levar o caso à Suprema Corte do Reino Unido.
*com colaboração de Savanna Machado