Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Surfista é ferido em ataque de tubarão em Jeffreys Bay, local sede da WSL.

Surfista africano é mordido na perna mas autoridades confirmam que passa bem

Redação Publicado em 04/05/2023, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução: Instagram
Reprodução: Instagram

Na tarde desta quarta-feira (4), um surfista amador de 50 anos, da Cidade do Cabo, foi atacado por um tubarão na praia de Jeffreys Bay, local que sediará o Circuito Mundial de Surfe (WSL) em julho. O incidente deixou o homem com ferimentos na perna esquerda e ele recebeu atendimento médico na praia antes de ser levado ao hospital. De acordo com o Instituto Nacional de Resgate Marítimo (NSRI) da África do Sul, o estado de saúde do surfista é estável.

"Às 17h30 da quarta-feira, 3 de maio, a equipe de serviço do NSRI Jeffreys Bay foi ativada após relatos de um homem mordido por um tubarão enquanto surfava em Supertubes, Jeffreys Bay. Na chegada ao local, os médicos do NSRI ajudaram o público que já havia aplicado almofadas de trauma em uma ferida de mordida sofrida pelo surfista, que estava a salvo fora da água. O paciente, que se acredita ter 50 anos, da Cidade do Cabo, estava em condição estável e de bom humor",  confirmou Paul van Jaarsveld, comandante da NSRI Jeffreys Bay.

A África do Sul é mundialmente conhecida por suas excelentes ondas para o surfe, mas também pela frequência de ataques de tubarão na região. Em 2015, durante uma bateria do Campeonato Mundial de Surfe em Jeffreys Bay, o tricampeão Mick Fanning foi atacado por um tubarão enquanto disputava contra o australiano Julian Wilson. Fanning escapou por pouco de uma mordida que poderia ter sido fatal. A partir desse incidente, iniciou-se um grande debate sobre a realização de competições de surfe em J-Bay.

Outro caso parecido foi em 2017, durante a bateria entre Filipe Toledo, Jordy Smith e Julian Wilson. Ao decorrer da disputa, dois tubarões foram avistados próximos aos surfistas. O comissário da WSL, Kieren Perrow, notou a presença dos animais e enviou jetskis para verificar, suspendendo imediatamente as atividades após a confirmação. Vídeos mostram um grande tubarão saltando na água a poucos metros dos atletas. Na mesma temporada, durante a disputa das quartas de final entre Gabriel Medina e Mick Fanning, um tubarão surpreendeu a dupla, faltando apenas cinco minutos para o final da bateria. A sirene soou e os surfistas foram rapidamente retirados da água.

No ano seguinte, em 2018, também ocorreu incidente similar, desta vez entre o australiano Adrian Buchan e o americano Conner Coffin, a presença de um tubarão interrompeu as atividades em J-Bay, repetindo cenas anteriores na região.