Ex-chefe da equipe Haas diz que a era de domínio de Max Verstappen está prestes a findar e prevê dificuldades para a Red Bull Racing em 2024
Julia Anastácio, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 22/01/2024, às 17h15 - Atualizado em 24/01/2024, às 09h33
Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas, partilha suas visões audaciosas acerca do destino da categoria e afirma que o período de hegemonia de Max Verstappen e da Red Bull Racing está prestes a chegar ao fim.
Durante o Autosport International Show, em Birmingham, Steiner fez declarações enfáticas, e sustenta que o atual domínio representa meramente uma fase transitória.
"Isso vai acabar. Esta é uma fase, na minha opinião. Acho que algumas das equipes vão recuperar o atraso no próximo ano. Veja o que a McLaren fez no ano passado. Eles alcançaram muito rapidamente", disse Steiner, se referindo ao desempenho da McLaren no segundo semestre de 2023.
Enquanto a Mercedes, liderada por Toto Wolff, elogia o novo carro W15, Steiner pondera que a ambição de buscar novamente o título mundial em 2024 pode ser demasiada.
Apesar dos avanços da equipe alemã, Steiner sugere que a McLaren será a principal rival na próxima temporada. "A McLaren impressionou muito no segundo semestre de 2023. Steiner espera que a maior parte do desafio venha deles em 2024", destacou.
Questionado sobre a atual supremacia de Verstappen, Steiner reconheceu o talento do piloto e a qualidade do carro da Red Bull, mas enfatizou que o equilíbrio de poder na Fórmula 1 poderá sofrer uma reviravolta significativa em 2026, quando novos regulamentos entrarão em vigor.
"Obviamente, Max dominou um pouco no ano passado. Acho que ele está no melhor carro e é o melhor piloto no momento", afirma Steiner antes de concluir de maneira esperançosa: "Mas isso pode mudar completamente quando os novos regulamentos entrarem em vigor em 2026".
Com o crescimento das especulações e expectativas em relação à próxima temporada da Fórmula 1, as palavras de Guenther Steiner adicionam uma camada de antecipação e incerteza ao cenário automobilístico.