Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Vôlei

Seleção brasileira de vôlei feminino descobre adversários para Paris 2024

A seleção feminina estará no grupo B, junto com Polônia, Japão e Quênia, na busca pelo tricampeonato olímpico

Gabriella Vivere Publicado em 19/06/2024, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As competições de vôlei em Paris 2024 ocorrerão no Paris Expo Porte de Versailles - Foto: Olimpiada Todo Dia / Olimpíada Todo Dia
As competições de vôlei em Paris 2024 ocorrerão no Paris Expo Porte de Versailles - Foto: Olimpiada Todo Dia / Olimpíada Todo Dia

O Brasil já conhece o percurso que precisará trilhar para buscar o tricampeonato olímpico no vôlei feminino. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou o sorteio dos grupos do torneio olímpico dos Jogos de Paris-2024 nesta quarta-feira (19), em Bangkok, Tailândia. A seleção brasileira foi colocada no grupo B, junto com Polônia, Japão e Quênia.

Diferentemente das últimas edições, onde havia dois grupos de seis equipes, o torneio de vôlei feminino agora terá 12 seleções distribuídas em três grupos de quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados no geral, avançam para a fase de eliminação direta, que começa nas quartas de final.

O Brasil, líder do ranking mundial, foi uma das cabeças de chave do sorteio realizado em Bangkok, cidade que também sediará a fase final da VNL 2024. Sob o comando de Zé Roberto, a seleção brasileira está no grupo B e enfrentará Polônia, Japão e Quênia. O grupo A inclui França, Estados Unidos, China e Sérvia, enquanto o grupo C é composto por Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana.

As competições de vôlei em Paris 2024 ocorrerão no Paris Expo Porte de Versailles, de 28 de julho a 11 de agosto. A ordem dos jogos da fase de grupos ainda não foi definida, e o chaveamento da fase eliminatória dependerá do desempenho das equipes na fase inicial. As oito seleções classificadas serão ranqueadas de acordo com suas campanhas, com a primeira colocada enfrentando a oitava, a segunda jogando contra a sétima, e assim por diante.

A seleção venceu Polônia e Japão na atual edição da Liga das Nações e derrotou o Quênia na última vez que se enfrentaram, em Tóquio 2020. Além disso, o Brasil já superou Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Turquia e Holanda nesta temporada. Com a vaga assegurada em Paris desde o ano passado, o Brasil tem um histórico positivo contra suas adversárias de grupo.