Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Polêmica

Resposta inusitada de Gabigol levanta debates sobre a relação entre nutrição e desempenho

Atacante rubro-negro começou no banco na última partida e recusou-se a falar com repórteres na zona mista

Redação Publicado em 29/06/2023, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Resposta inusitada de Gabigol levanta debates sobre a relação entre nutrição e desempenho - Buda Mendes/Getty Images
Resposta inusitada de Gabigol levanta debates sobre a relação entre nutrição e desempenho - Buda Mendes/Getty Images

No mundo do futebol, a condição física dos jogadores é motivo frequente de discussões, tanto pela imprensa especializada quanto pelos torcedores. Recentemente, uma declaração do atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, sobre seu condicionamento físico gerou muita polêmica e levantou questionamentos sobre a relação entre nutrição e desempenho esportivo.

No vídeo que se espalhou rapidamente pelas redes sociais, Gabigol rebateu as críticas sobre seu peso e afirmou que, na verdade, está "muito gostoso". Essa afirmação provocou reações diversas entre os torcedores. Enquanto alguns apoiaram a autoestima do atleta, outros expressaram preocupação com a possível influência negativa que sua forma física poderia ter sobre seu desempenho dentro de campo.

A nutróloga Paula Domingues, especialista em emagrecimento saudável, explicou os riscos associados ao ganho excessivo de peso por atletas de alto rendimento: "Além de um peso adequado ser fundamental para o bom funcionamento do organismo e o desempenho corporal de um atleta, o excesso de peso pode resultar em consequências graves, como diminuição da resistência física e aumento do risco de lesões musculares, além de impactar diretamente na agilidade e velocidade do jogador", explicou a especialista.

Por fim, Dra. Paula ressaltou a importância de uma abordagem individualizada na avaliação dos jogadores: "Cada atleta deve ser avaliado individualmente, levando em consideração suas necessidades específicas. Uma equipe multidisciplinar é necessária para acompanhar e orientar jogadores profissionais. Independentemente da aparência física, é fundamental que os jogadores estejam dentro dos parâmetros estipulados pela equipe, visando sempre a saúde e o desempenho esportivo", concluiu.

Na noite desta quarta-feira (28), o Flamengo venceu o Aucas do Equador por 4 a 0, na última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Gabigol, que começou no banco, entrou em campo na segunda etapa da partida e jogou por pouco mais de 25 minutos. Questionado sobre o desempenho do time pelos repórteres na zona mista, o camisa 10 disse: "Nem joguei, vou falar o quê?".

Em campo, o Flamengo venceu com gols de Pedro, Bruno Henrique, Léo Pereira e Victor Hugo, garantindo sua classificação na segunda colocação do grupo. O próximo confronto da equipe rubro-negra será contra o Fortaleza, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão, que acontece neste sábado (01), às 18h30 (horário de Brasília).

*Estagiário Paulo Pink sob supervisão de Gabriela Vivere