Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

GP do Japão está confirmado após ameaça de tsunami

Alerta de tsunami causa preocupação na região, porém não impacta o Grande Prêmio de F1, agendado para o próximo final de semana

Redação Publicado em 03/04/2024, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tradicional circuito do Japão - Reprodução/Suzuka Circuit
Tradicional circuito do Japão - Reprodução/Suzuka Circuit

Na noite de terça-feira no Brasil, já manhã de quarta-feira (3) no Extremo Oriente, uma emergência natural abalou as regiões próximas à praça que receberá a Fórmula 1 no fim de semana. Um terremoto de grandes proporções ocorreu perto da costa de Taiwan, levando o Japão a emitir alerta de perigo de tsunami. Horas depois, a ameaça foi dissipada.

O terremoto, com epicentro registrado às 8h58 locais (21h58 de Brasília), ocorreu a 21 km da cidade de Hualien, em Taiwan, com uma profundidade de 34,8 quilômetros. O tremor principal atingiu uma magnitude considerável de 7,4 graus na escala Richter, seguido por tremores secundários, sendo o mais forte deles de 6,5 graus de magnitude.

No Japão, que será a casa da Fórmula 1 nos próximos dias, os avisos de tsunami foram concentrados nas regiões mais próximas de Taiwan, como as ilhas de Okinawa, Miyakojima e Yaeyama. Apesar disso, Okinawa e as demais ilhas estão consideravelmente separadas da ilha principal do Japão, e em Suzuka, onde a F1 está programada para ocorrer, nenhum alerta de tsunami foi emitido.

Os horários dos eventos da Fórmula 1 não foram afetados pelos acontecimentos. O treino livre 1 está agendado para às 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira. Na noite da sexta-feira, ocorre o TL3, às 23h30, seguido pela classificação às 3h do sábado. A largada da corrida está marcada para às 2h do domingo.