Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

F1 vai monitorar limites de pista com IA em Abu Dhabi

FIA busca aprimorar a eficiência na fiscalização dos limites de pista e proporcionar uma competição mais justa e equitativa aos pilotos e equipes da Fórmula 1

Julia Anastácio, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 23/11/2023, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista do Circuito de Yas Marina antes do GP de Abu Dhabi da F1 2023 - Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Vista do Circuito de Yas Marina antes do GP de Abu Dhabi da F1 2023 - Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anuncia que implementará o uso de inteligência artificial (IA) para monitorar os limites de pista durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula1 deste fim de semana. Esta iniciativa surge em resposta a uma crescente onda de queixas dos pilotos devido a punições excessivas relacionadas a infrações aos limites da pista, um problema que tem sido particularmente destacado ao longo da temporada de 2023.

O chefe do Centro de Operações Remotas (ROC) da FIA, Tim Malyon, explica que a adoção da IA tem como objetivo reduzir a quantidade de possíveis infrações que exigem revisão humana. "O que estamos buscando com a IA é reduzir essas 800 possíveis infrações para 50, remover as que claramente não precisam de uma revisão humana. Isso permitirá que os especialistas analisem um número menor de possíveis infrações, o que deve reduzir ainda mais o número de relatórios enviados aos comissários e acelerar o procedimento" afirma Malyon.

O problema dos limites de pista atinge seu ápice no GP da Áustria desta temporada, com mais de 1200 infrações detectadas. Isso resulta na modificação do resultado da corrida, com a exclusão de 83 tempos de volta e 12 punições a pilotos como Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Logan Sargeant, Nyck de Vries, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Kevin Magnussen.

Verstappen, vencedor do GP da Áustria, expressa sua insatisfação com o problema, que também gera controvérsias e reclamações durante a edição de 2022 da etapa austríaca.

O diretor do ROC, NielsWittich, reforça que os limites de pista são definidos por "quaisquer linhas brancas", mas áreas específicas recebem atenção extra. O objetivo é evitar vantagens indevidas para os carros que saem do traçado, embora nem sempre essas escapadas resultem em benefícios práticos.

Chris Bentley, chefe de estratégia de sistemas de informação em monopostos, explica como a ferramenta de IA funcionará durante o GP de Abu Dhabi: "A empresa que fornece a plataforma RaceWatch para a FIA é a mesma que coloca coletes com minúsculos receptores em atletas como na NFL. A IA aprenderá à medida que evoluir, possibilitando uma análise mais eficiente das infrações".

O Centro de Operações Remotas (ROC) da FIA foi estabelecido no início de 2022 em resposta ao polêmico GP de Abu Dhabi de 2021, marcado pelo primeiro título de Verstappen e pela controvérsia em torno das decisões do diretor de provas da época, Michael Masi. O sistema, localizado em Genebra, Suíça, opera de maneira semelhante ao Árbitro de Vídeo (VAR) no futebol.

Com a implementação da inteligência artificial, a FIA busca aprimorar a eficiência na fiscalização dos limites de pista e proporcionar uma competição mais justa e equitativa aos pilotos e equipes da Fórmula 1. O teste da IA durante o GP de Abu Dhabi representa um passo significativo na busca por soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelo esporte.