Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

F1 influencia caminho para a NFL na Neo Química Arena

Impulsionada pela boa experiência da F1, a capital paulista ganha o direito de sediar o primeiro jogo da liga de futebol americano dos EUA no Brasil

Julia Anastácio, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 05/12/2023, às 12h59 - Atualizado em 06/12/2023, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neo Química Arena, estádio do Corinthians, vai receber jogo da NFL - Foto: Divulgação Instagram
Neo Química Arena, estádio do Corinthians, vai receber jogo da NFL - Foto: Divulgação Instagram

A cidade de São Paulo conquista o direito de sediar o primeiro jogo no Brasil da National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos Estados Unidos, e a escolha da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, foi influenciada pelo sucesso do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, realizado anualmente em Interlagos, na capital paulista.

A decisão da NFL foi anunciada após visitas da direção da liga a outros estádios de renome, como o Maracanã, o Morumbi e o Allianz Parque. A Neo Química Arena destacou-se não apenas pela sua estrutura, mas também pela experiência comprovada na organização de eventos esportivos de grande porte.

A expectativa é que o jogo da NFL ocorra entre setembro e outubro de 2024 ou 2025, em datas próximas às do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que ocorre tradicionalmente em novembro. A semelhança na logística de organização de ambos os eventos foi um dos pontos-chave que influenciaram na escolha da cidade.

A NFL, que considera a expansão internacional, enxerga em São Paulo uma infraestrutura capaz de atender às demandas do evento, que também inclui hotéis e restaurantes para acomodar as equipes, comissões técnicas e demais membros das franquias, que geralmente contam com aproximadamente 70 atletas, além de dirigentes e funcionários.

A cúpula da NFL avalia que a experiência bem-sucedida da Fórmula 1 em São Paulo, com a realização do GP Brasil, servirá como um trunfo para atrair fãs de países vizinhos da América do Sul. O bom fluxo de voos na região também é um fator que contribui para a expectativa de turistas internacionais durante o evento.

Apesar da preocupação inicial com a localização de Itaquera, bairro onde está situada a Neo Química Arena, afastado do centro de São Paulo, a experiência positiva na realização do GP Brasil de F1 minimiza essas preocupações, pois a cidade demonstrou ser capaz de gerenciar eventos em locais mais afastados.

A escolha da Neo Química Arena em vez do Morumbi ou Allianz Parque foi motivada pelo amplo espaço externo que permitirá a realização de ativações antes e durante o evento, conforme planejado pela NFL.

O presidente eleito do Corinthians, Augusto Melo, expressou entusiasmo com a oferta da NFL de utilizar a Neo Química Arena, e ressalta que o projeto de aumento da capacidade multiuso do estádio está alinhado com a visão de tornar o local um espaço ainda mais versátil.

Embora o calendário oficial de jogos internacionais da NFL para 2024 ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é que o jogo em São Paulo seja uma experiência histórica para os fãs de futebol americano na América do Sul, com a participação confirmada do Miami Dolphins, e possíveis confrontos com o New England Patriots ou o New York Jets, este último conta com o renomado quarterback Aaron Rodgers em seu elenco. A cidade aguarda ansiosamente para sediar esse evento marcante e consolidar sua posição como um polo internacional de eventos esportivos.