Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Dana White, presidente do UFC, opina sobre mulheres trans em esportes femininos: 'Coisa maluca'

Declaração polêmica do profissional defende que mulheres trans não devem competir na categoria feminina

Redação Publicado em 20/09/2023, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dana White dá declaração polêmica - Foto Reprodução UFC
Dana White dá declaração polêmica - Foto Reprodução UFC

Dana White, em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, manifestou sua oposição à participação de mulheres trans em esportes femininos. Ele afirmou que acha "maluco" e "insano" que homens biológicos possam competir contra mulheres e que nunca gostaria de ver sua filha enfrentando uma pessoa trans.

Durante um episódio de "Piers Morgan Uncensored", White, que mantém amizade com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proferiu essas afirmações. Durante a conversa, eles discutiram tópicos como Trump, o UFC e a presença de mulheres trans no mundo esportivo, levando Dana a expressar sua oposição a essa prática.

“Deixe-me colocar desta forma: eu tenho uma filha, não quero nunca ver um dia em que alguém que seja um homem biológico esteja competindo contra ela. Acho que é outra coisa maluca que está acontecendo no mundo hoje, com a qual todos estamos tentando lidar”, opinou o presidente do UFC.

A visão de White difere da de outras organizações esportivas, como o Comitê Olímpico Internacional (COI), que tem permitido a participação de mulheres trans nos Jogos Olímpicos desde 2004, desde que elas atendam a determinados requisitos hormonais. No entanto, essa questão tem gerado controvérsia e debates entre atletas, médicos e ativistas.

*com colaboração de Savanna Machado