Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Futebol

Campeonato Saudita começa nesta sexta e se torna investimento para o país

Investimento de mais de R$ 2 bilhões em contratação e apoio do governo saudita mudam o quadro da principal liga de futebol do país

Redação Publicado em 11/08/2023, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CR7 foi a primeira grande estrela a rumar para a Arábia Saudita em 2023 - Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP
CR7 foi a primeira grande estrela a rumar para a Arábia Saudita em 2023 - Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP

O Campeonato Saudita ou Saudi Pro League é a liga profissional da Arábia Saudita, que começará nesta sexta-feira (11), com a partida entre Al-Ahli x Al Hazem, às 15hrs pelo horário de Brasília. O torneio começa com 18 equipes e conta com os melhores jogadores mundiais, que participaram das principais ligas europeias e que agora serão as estrelas do torneio de 2023.

A liga terá nomes de astros como Cristiano Ronaldo, Benzema, Roberto Firmino, Mané, Fabinho, Kanté, entre outros. O Brasil terá 27 jogadores em 14 dos 18 clubes. Apenas Abha, Al-Khaleej, Al-Riyadh e Damac não contam com jogadores ou técnicos brasileiros.

Por que a Arábia Saudita está investindo tanto no futebol e de onde tiraram tanto dinheiro para comprar esses jogadores?

Os clubes bateram recorde e ultrapassaram R$ 2,4 bilhões em contratações. Agora o governo é dono de 75% dos quatro maiores clubes do país: Al-Ahli, Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Nassr. Isso representa uma mudança significativa em investimentos em esporte. 

O fundo saudita também possui uma estratégia política. O futebol faz parte de uma estratégia mais ampla, não só de ter ativos de alta rentabilidade, mas que atraiam investimentos e visibilidade. O esporte é visto como fundamental para diversificar a economia do país e diminuir a dependência da indústria de combustíveis fósseis.