Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

BLAST Premier World Final: Dr. André Kot alerta sobre saúde de e-atletas

O médico André Kot explica que cuidados com a visão e uma boa alimentação são algumas das precauções necessárias para os pro-players

Redação Publicado em 06/12/2023, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BLAST Premier: World Final 2023 - Foto: Reprodução
BLAST Premier: World Final 2023 - Foto: Reprodução

BLAST Premier é uma série de torneios de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) organizada pela BLAST. Esses torneios são divididos em várias etapas, incluindo qualificatórias, séries de grupos e finais. O evento acontece entre os dias 13 e 17 de dezembro em Abu Dhabi e é a etapa final do circuito, representando o ápice da competição.

Os melhores times de CS:GO que se destacaram nas fases anteriores do torneio se qualificam para a World Final, onde competem pelo título de campeão e uma parte significativa da premiação total (US$1,000,000).

Atletas deste esporte devem tomar alguns cuidados durante a carreira. Para esses jogadores profissionais, chamados de pro-players, a alta performance é essencial para que ótimos resultados aconteçam. Segundo o médico André Kot, o aumento de desempenho e a qualidade técnica não são alcançados sem a preocupação com a saúde física e a mental.

“Jogadores de e-sports passam muito tempo na frente de uma tela. Isso pode ser muito prejudicial à saúde, caso cuidados não sejam tomados. Algumas precauções que posso citar são a atenção com a visão, por causa da exposição prolongada à luz azul emitida pelos monitores; uma alimentação saudável, essencial para manter uma saúde balanceada; e uma postura adequada. O bom desempenho vem acompanhado da preocupação com certos cuidados” afirma.

Um time de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é composto por cinco jogadores que trabalham em conjunto para atingir objetivos específicos em partidas competitivas. Cada partida tem uma média de 30 minutos a 1 hora de duração, dependendo do andamento da partida e da presença ou ausência de prorrogações.

“As equipes deveriam tratar como prioridade a necessidade de levar uma equipe médica para os atletas nas competições. Lesões como tendinite e tendinopatia no tendão são comuns em atletas de e-sports. Isso acontece por causa da alta quantidade de horas que eles passam em frente ao monitor. Portanto, é fundamental levar especialistas na área junto com a equipe para a disputa de torneios” finaliza.