Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / DESPEDIDA!

Roger Federer surpreende e anuncia aposentadoria

Roger Federer não vai mais jogar tênis profissionalmente e anunciou a decisão de sua aposentadoria na manhã desta quinta-feira, 15; leia o comunicado na íntegra

Redação Publicado em 15/09/2022, às 10h30 - Atualizado às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Federer anunciou a sua aposentadoria - GettyImages
Roger Federer anunciou a sua aposentadoria - GettyImages

Roger Federer surpreendeu e anunciou a sua aposentadoria nesta quinta-feira, 15, por meio de suas redes sociais. Sem atuar desde a sua eliminação em Wimbledon, na temporada passada, o multicampeão suíço passou por cirurgia no joelho e se ausentou das quadras. Em comunicado divulgado em seu perfil oficial, ele se despediu do mundo do tênis. No texto, afirmou reconhecer os limites de seu corpo, que já não aguentava mais tanta exigência. 

Considerado o recordista de títulos de Grand Slam, Roger Federer é dono de vinte conquistas e fez confrontos históricos com tenistas como Rafael Nadal e Novak Djokovic. O suíço é o primeiro do 'trio de ferro' a se aposentar do mundo tênis. Importante destacar que o craque também possui seis ATP Finals, 28 ATP Masters 1000, 24 ATP 500 e 25 ATP 250.

Federer conquistou o seu último Grand Slam na temporada de 2018. Na oportunidade, o suíço venceu o Australian Open e conseguiu um recorde histórico para o mundo tênis. Ele é o maior campeão entre os principais torneios do tênis masculino e conseguiu se colocar entre os maiores nomes da história. Sua despedida vai acontecer na próxima semana durante a Lever Cup, em Londres, Inglaterra. 

"De todos os presentes que o tênis me deu ao longo dos anos, o maior, sem dúvidas, tem sido as pessoas que conheci pelo caminho: meus amigos, meus adversários, e mais a todos os fãs que deram vida ao esporte. Hoje, eu tenho uma notícia para compartilhar com todos vocês. Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios como lesões e cirurgias", escreveu o craque durante o seu pronunciamento sobre a aposentadoria.

Roger Federer em ação
Roger Federer é um dos grandes nomes do tênis mundial e anunciou a sua aposentadoria (Crédito: GettyImages)


"Eu tenho trabalhado duro para voltar por completo à forma competitiva. Mas eu também sei da capacidade e dos limites do meu corpo, e isso essa mensagem foi clara para mim ultimamente. Eu tenho anos de idade. Joguei mais de 1500 jogos ao longo de 24 anos. O tênis me tratou mais generosamente do que eu poderia sonhar, e agora eu preciso reconhecer quando é hora de encerrar a minha carreira nas quadras", continuou em sua declaração.

Confira a despedida de Federer na íntegra

"Para minha família do tênis,

De todos os presentes que o tênis me deu ao longo dos anos, o maior, sem dúvidas, tem sido as pessoas que conheci pelo caminho: meus amigos, meus adversários, e mais a todos os fãs que deram vida ao esporte. Hoje, eu tenho uma notícia para compartilhar com todos vocês. 

Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios como lesões e cirurgias. Eu tenho trabalhado duro para voltar por completo à forma competitiva. Mas eu também sei da capacidade e dos limites do meu corpo, e isso essa mensagem foi clara para mim ultimamente. Eu tenho anos de idade. Joguei mais de 1500 jogos ao longo de 24 anos. O tênis me tratou mais generosamente do que eu poderia sonhar, e agora eu preciso reconhecer quando é hora de encerrar a minha carreira nas quadras. 

A Lever Cup na próxima semana, em Londres, será meu último torneio da ATP. Eu jogarei tênis no futuro, claro, mas não em Grand Slams ou no tour [da ATP].

Isso é uma boa decisão, porque eu vou sentir falta de tudo o que o esporte me deu. Mas, ao mesmo tempo, há muito o que celebra. Eu me considero uma das pessoas mais felizes da Terra. Eu fui presenteado com um talento especial para o tênis, e eu coloquei isso em um nível que eu nunca imaginaria, por mais tempo que eu pensei ser possível.

Eu gostaria de agradecer especialmente a minha esposa Mirka, que viveu cada minuto disso comigo. Ela me apoiou antes de finais, assistiu incontáveis jogos durantes oito meses de gestação, e superou o meu lado pateta na estrada com o meu time por 20 anos. Eu também quero agradecer meus quatro lindos filhos por me apoiar, sempre ansiosos para explorar novos lugares e criar lindas memórias ao longo do caminho. Ver a minha família me celebrando nas arquibancadas é um sentimento que eu vou carregar para sempre.

Eu também gostaria de agradecer e reconhecer meus amados pais e minha querida irmã, sem eles nada disso teria sido possível. Um grande agradecimento a todos os meus treinadores por sempre me guiarem pela direção certa... vocês foram maravilhosos. E à Federação Suíça, que acreditou em me como um jovem jogador e me deu um início ideal.

Eu realmente gostaria de agradecer e reconhecer meu incrível time, Ivan, Dani, Roland, e particularmente Seve e Pierre, que me deram os melhores conselhos e sempre estiveram lá por mim. Também a Tony por cuidar dos meus negócios por mais de 17 anos. Vocês são incríveis e eu amei cada minuto com vocês.

Eu quero agradecer aos meus leais patrocinadores, que realmente gostaram de me patrocinar; e a todos os trabalhadores dos times e dos torneios da ATP Tour, que sempre nos receberam com toda a gentileza e hospitalidade.

Eu também quero agradecer aos meus adversários nas quadras. Eu fui sortudo o suficiente de jogar muitas partidas épicas que nunca vou esquecer. Nós batalhamos com justiça, paixão e intensidade, e eu sempre tentei o meu melhor para respeitar a história do jogo. Eu me sinto extremamente grato. Nós empurramos uns aos outros, e juntos nós levamos o tênis a outro nível.

Acima de tudo, quero oferecer um especial obrigado a todos os meus inacreditáveis fãs. Vocês não sabem quanta força e crença me deram. O incrível sentimento de caminhar pelos estádios e arenas cheios foi uma das melhores emoções da minha vida. Sem vocês, todo o sucesso teria sido solitário, e vazio de sua alegria e energia.

Os últimos 24 anos no tour foi uma aventura incrível. Enquanto isso às vezes parece ter levado 24 horas, foi também profundo e mágico como se tivesse vivido tudo durante toda a minha vida. Eu fui imensamente agraciado por jogar com seu apoio por mais de 40 países. Eu i e chorei, senti alegria e dor, e acima de tudo me senti incrivelmente vivo. Pelas minhas viagens, eu conheci muitas pessoas incríveis que se tornaram amigos para vida, que frequentemente encontraram um espaço em suas agendas lotadas para me assistir jogar e me celebrar ao redor do mundo. Obrigado.

Quando o meu amor pelo tênis começou, eu era uma pequena criança em Basel. Eu assistia aos jogadores com um sentimento de imaginação [de que poderia me tornar um]. Eles eram gigantes para mim e eu iniciei o um sonho. Meus sonhos me levaram ao trabalho duro e eu comecei a acreditar em mim. Alguns sucessos me trouxeram confiança e eu fui ao meu caminho para a mais incrível jornada até hoje.

Então, eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração, a todos ao redor do mundo que ajudaram o meu sonho de criança a se tornar realidade.

Finalmente, ao tênis: eu amo você e nunca te deixarei.

Roger Federer."